O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é celebrado no dia 20 de novembro de cada ano. Reúne pessoas de fé e de boa vontade para assumirem compromissos com a infância ao redor do mundo.
O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança foi lançado no Brasil em 2009. Esta iniciativa faz parte da Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC) e as atividades acontecem na semana do dia 20 de novembro de cada ano. Este é um período mais intenso de orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. Duas cidades, Curitiba – PR e Conceição do Araguaia - PA, declararam data oficial do município para esta iniciativa inter-religiosa.
O Dia de Oração e Ação pela Criança é uma oportunidade para celebrar o resultado das ações voltadas para o enfrentamento das situações que afetam os direitos das crianças mais vulneráveis. Estas iniciativas poderão ser utilizadas como referência para o cumprimento de direitos da criança, descritos na Convenção dos Direitos da Criança proclamada em 20 de novembro de 1989. Segundo a Convenção, toda criança tem direito à vida e precisa de:
• Amor, atenção e cuidado dos pais e familiares.
• Condições para o desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social.
• Oportunidade para uma crença.
• Tempo para descansar e brincar livremente.
• Cultura e arte.
Ao longo do ano, acontecem encontros relacionadas com o Dia de Oração e Ação pela Criança em centenas de municípios do país. Participam organizações públicas, sociais e religiosas, Igrejas Cristãs e das demais tradições religiosas, como as tradições africanas, indígena, judaica, budista, muçulmana, espírita, bahá’i, hare krishna, dentre outras. O objetivo dos encontros é definir estratégias concretas para superar os desafios que envolvem a violação dos direitos na infância e organizar o evento de novembro.
Desde a fundação da GNRC, no ano 2000, as tradições religiosas que integram a Rede assumiram o compromisso de mobilizar recursos e medidas inter-religiosas de comunicação e diálogo contra todas as formas de negação dos direitos das crianças.
Cada criança é única, tem nome, família, necessidades. A mobilização da GNRC faz sentido se for útil para assumir compromissos, promover mudanças. A sociedade civil deve estar cada vez mais articulada e atenta às ações governamentais para participar da construção de políticas públicas de qualidade para as crianças. Além disso, é necessário exigir que os recursos sejam previstos no orçamento e bem aplicados nessas políticas.
As diferentes tradições religiosas dispõem de capilaridade e podem atuar de maneira articulada para promover com coragem os direitos das crianças e adolescentes. Esta é uma maneira de rezar e agir pela criança.
A sede do Secretariado Mundial do Dia de Oração e Ação pela Criança está em Nova Iorque, Estados Unidos. O Secretariado divulga notícias e o local dos eventos em dezenas de países no endereço da Internet www.dayofprayerandaction.org.
Clóvis Boufleur
Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança