OK Irma Vera“A Palavra de Deus ensina que, no irmão está o prolongamento permanente da Encarnação para cada um de nós”.  (Papa Francisco)

Estimado (a) líder:

Estou muito feliz em saber que você está contente com a missão. Sua animação e dinamismo são motivos suficientes para atrair outras pessoas a comprometer-se com a vida. O nosso Papa Francisco tem nos ajudado muito neste sentido “... vão, saiam ... rumo a todas as periferias existenciais”. A vida em abundância para as nossas crianças e gestantes acontece quando estamos a caminho e a serviço da vida, a exemplo de Jesus que encontra os necessitados nas estradas da vida.

Neste mês de outubro, gostaria de conversar um pouco com você sobre a festa de Nossa Senhora Aparecida, que ocorre no dia 12. É um momento muito importante para nós da Pastoral da Criança. Você conhece a história do descobrimento da imagem da Mãe Aparecida no meio do Rio Paraíba, no Estado de São Paulo? O bonito desta história é que ela foi encontrada pelos pescadores com a mesma cor dos escravos que sofriam pelas fazendas, quase a dizer a eles que tivessem esperança, que seu sofrimento teria um fim.

É interessante notarmos que, nesse mesmo dia, celebramos o Dia da Criança. Você já pensou que muitas de nossas gestantes e crianças também passam por muitos sofrimentos? Às vezes, nem sabemos o que dizer às famílias acompanhadas. Mas elas sentem o nosso amor e a nossa compreensão. Talvez estejamos sendo para elas uma Mãe Aparecida pela nossa solidariedade.

E por lembrar do Dia da Criança, neste mês de outubro, as nossas comunidades costumam melhorar um pouco o momento da Celebração da Vida. É importante motivar sempre as nossas comunidades para celebrarem a vida de nossas gestantes e crianças. Nesse encontro, vamos conversar com as  mães  sobre alguns desafios. Um destes desafios é sobre a obesidade de seus filhos, ajudando-as a propiciarem uma alimentação mais saudável às crianças, pois sabemos dos riscos que traz a obesidade infantil. Além disto, precisamos orientar também as mães sobre a necessidade de deixar a criança brincar, correr, pular, enfim, gastar suas energias.

Outro desafio é sobre a Campanha de “Lavar as Mãos”. Devemos mostrar para as crianças que existem germes minúsculos nas mãos e que eles precisam ser removidos. Uma maneira divertida é desenhar um bichinho na mão e dizer que ele sai toda vez que lavar as mãos. Com a repetição de lavar as mãos, a criança adquire o hábito. É uma maneira simples e barata de prevenir doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarreias. Ao esfregar os dedos e as palmas da mão com sabonete e água corrente, removemos a maioria dos germes que causam infecções. Com menos doença, sobra mais tempo para a criança brincar, estudar e aprender. Com as mãos limpas, evita-se a transmissão de doenças aos outros, demonstrando respeito pelas pessoas.

Neste mês, outro assunto que deve prender a nossa atenção é o Mês das Missões, já que celebramos o Dia Mundial das Missões. O tema deste ano é “Missão para Libertar”. Já pensou quantas gestantes você libertou do medo e das dúvidas de ter o seu filho? Quantas gestantes você já libertou do risco de ter um pré-natal mal feito que não lhes daria condições para um parto feliz e seguro? Quando você orienta uma mãe para amamentar o seu filho, já pensou que está libertando este bebê de doenças evitáveis mais tarde? Você já pensou que, em suas visitas às famílias, quando observa os indicadores de oportunidades e conquistas, e dá as orientações às mães, no fundo você está libertando estas crianças de, no futuro, terem um desenvolvimento truncado e assim não serem tão felizes quanto poderiam ser?

Você percebe que a nossa missão é levar vida em abundância às gestantes e crianças. Nossa missão é uma libertação. Isto deve entusiasmar muito você. E quando você perceber um companheiro de missão desanimando, lembre para ele que nossa missão é uma libertação.

Por este mês fico por aqui, desejando a você todas as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida. Dedique-se à sua missão e você será muito feliz. Quando a gente se dedica ao próximo, Deus está perto de nós. Lembre-se que “evangelizamos para a maior glória do Pai que nos ama”. (Papa Francisco – Alegria do Evangelho – nº 267)
 

Parabéns a todas as crianças do mundo e as do nosso querido Brasil.

Irmã Vera Lúcia Altoé
Coordenadora Nacional
da Pastoral da Criança