Olá, lideres, nesse mês vamos conversar sobre dois temas que têm trazido bastante dúvidas para vocês: os erros nas FABS e a amplitude anormal.
1 - O que é amplitude anormal?
Amplitude anormal é quando um indicador aparece com zero ou um número exagerado em relação ao número de crianças cadastradas. Vejam exemplos:
- muitas FABS digitadas voltam com informação de amplitude anormal nas perguntas 11 e 12: temos 20 crianças cadastradas, as 20 foram visitadas no mês e nenhuma criança teve diarreia neste mês. Pelo que vimos sobre diarreia no mês passado, ela acontece mais em bebês, crianças e idosos e nos lugares sem saneamento básico também. Vamos então refletir: será que estamos perguntando e orientando corretamente os familiares sobre diarreia? Será que a informação passada pelos pais ou responsáveis está correta? É importante saber se uma criança teve diarreia para poder orientar a mãe, pai ou familiar sobre como fazer o soro caseiro e insistir com a alimentação durante o período de diarreia.
- outras perguntas que podem dar amplitude anormal, são as perguntas 13 e 15 dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas. Quando temos 20 crianças visitadas na comunidade e todas as 20 alcançam todos os indicadores, o sistema acusa amplitude anormal, pois sabemos que não é comum todos os quatro indicadores serem alcançados no mês por todas as crianças. Cada criança tem jeito e seu tempo de desenvolvimento, outra criança pode não estar encontrando as oportunidades que necessita no ambiente. Por isso, essa resposta chama a atenção. O Guia do Líder, nas páginas 144 a 146 e 218 a 220, orienta vocês, líderes, a como observar os indicadores de cada faixa etária nas crianças acompanhadas.
Quanto aos erros que aparecem nas FABS:
1 - Um dos mais comuns é a data de preenchimento. Qual a orientação para preenchimento da FABS: preencher na Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA) que deve acontecer do primeiro ao décimo dia do mês seguinte a que foram realizadas as visitas e a Celebração da Vida, na comunidade.
Normalmente, o que acontece é preencherem a FABS antes do final do mês, logo após a realização da Celebração da Vida. Se essa data for marcada na FABS, ao ser digitada ela vai apresentar erro, isso porque pode acontecer alguma coisa com a criança e a gestante ainda no mês a que se referem os indicadores e não ficar registrado.
2 - Outro erro muito comum é quanto aos dados das gestantes. Por exemplo: temos duas gestantes cadastradas e as duas gestantes foram visitadas, fizeram o pré-natal e tiveram a curva uterina medida, e as duas estão abaixo do percentil 10 e também estão acima do percentil 90. É claro que se uma gestante esta abaixo do percentil 10, ela não pode estar também acima do percentil 90, e vice e versa.
Sabemos que este erro pode ocorrer por falha de atenção no preenchimento da FABS. Quando a coordenadora de comunidade for assinar deve dar uma olhada para corrigir esse tipo de erro.
3 - E ainda outro dos erros mais comuns nas FABS, e que acontece por falta de atenção no preenchimento, é quanto ao número de mortes (óbitos) de crianças no mês.
Na maioria das vezes, o mesmo número de gestantes acompanhadas, preenchido nas perguntas 19, 20, 21 22, 23 e 26, é colocado nas perguntas de nascimentos de crianças; crianças que nasceram de baixo peso (perguntas 27 e 28); é colocado também nas perguntas 29 e 30, aparecendo óbitos na parte da frente da FABS e nenhum relato dos óbitos na parte de trás da mesma. Quando devolvemos a FABS para correção, e ela é devolvida, percebemos que não ocorreu nenhum óbito no mês.
4 - Algumas comunidades esquecem de preencher a pergunta 31- se a coordenadora de ramo visitou em qualquer momento a comunidade no mês.
5 - O mesmo acontece com a pergunta 32, se a comunidade possui ou não brinquedista ou brincador (estes nas FABS NOVAS, azuis), deve ser anotado. Nas FABS pretas, anotar o brincador como equipe de apoio.
6 - Não esquecer de relatar o óbito de criança (pergunta 35) ou de gestante (pergunta 36) se tiver ocorrido no mês.
Esperamos ter ajudado nas dúvidas quanto ao preenchimento das FABS e estamos a disposição para esclarecer outras que surgirem.
Até o próximo mês.
Thereza Kaiser Baptista
Assessor Técnico da Pastoral da Criança