As irmãs Amanda e Amabile Duarte, do município Herval D'Oeste – Diocese de Joaçaba (SC) – são alunas regulares do 6º ano da escola, estão com o desenvolvimento ideal para a idade de 11 anos e costumam brincar com as crianças nos dias de Celebração da Vida realizados pela Pastoral da Criança em sua comunidade.
Amanda e Amabile, que nasceram no sexto mês de gestação, foram acompanhadas pela avó (e líder) Ivanir e cresceram saudáveis.
Tirando o fato de serem gêmeas idênticas, não há nenhuma outra característica visível que revele a história de superação que protagonizaram quando nasceram. Elas foram acompanhadas desde o ventre materno pela avó e líder, Ivanir de Souza. O nascimento aconteceu aos 6 meses, uma com 1,050Kg e a outra com apenas 950g.
Graças aos cuidados tomados durante a gestação e na recuperação dos bebês no início da vida – frutos do acompanhamento de perto de uma avó dedicada e preparada – as meninas prematuras conseguiram sobreviver e crescer de maneira saudável. “Essa história significa muito. Foi um orgulho acompanhar desde a gestação. E maior agora, de elas também darem apoio ao trabalho da comunidade”, comemora a avó.
A importância do Guia do Líder
“O Guia do Líder é um tesouro escrito por muitas mãos, que cuidaram de reunir as experiências de mais de 20 anos de história de amor e dedicação, de milhares e milhares de voluntários. Ele deve ser um novo sopro de ânimo e de coragem para continuarmos a construção de um mundo melhor, a serviço da vida e da esperança. Que Deus abençoe e guarde a todos que trabalham e apoiam a Pastoral da Criança”, escreveu Dra. Zilda Arns Neumann, no texto de apresentação da última edição do livro que é a referência do trabalho desenvolvido nas comunidades.
Prestes a completar 31 anos de história, a Pastoral da Criança está conduzindo mais um processo de atualização desse material, incluindo novidades e sugestões vindas das diferentes regiões do Brasil. Uma delas, inclusive, é o aprofundamento de conteúdo mais direcionado aos bebês prematuros.
Dra. Zilda
“O carinho que a mãe faz no bebê aumenta a capacidade dele amar e se dar melhor com as pessoas para o resto da sua vida”.
Papa Francisco
“Frente às dificuldades da vida, peçamos ao Senhor para permanecer firmes no jubiloso testemunho da nossa fé”.
É importante ter em mente que essas orientações organizadas no Guia são complementadas pela experiência da visita às famílias, de acordo com as realidades vivenciadas pelos líderes. Dessa maneira, teoria e prática se unem, fortalecendo o conhecimento que é compartilhado com as famílias.
Essa atenção às questões de saúde, nutrição, educação e cidadania – foi determinante no caso das gêmeas do Setor Joaçaba (SC). Além do amor de avó, Ivanir utilizou todo esse conhecimento para acompanhar o desenvolvimento das netas, que superaram as dificuldades do nascimento prematuro e hoje também se envolvem com suas atividades da Pastoral.
Pastoral da Criança em Joaçaba (SC)
A implantação da Pastoral da Criança na Diocese de Joaçaba (SC) teve início no dia 16 de julho de 1994, no Pavilhão Frei Bruno, englobando os municípios de Joaçaba, Herval D'Oeste e Luzerna. Três dias depois, na residência das Irmãs Catequistas Franciscanas, aconteceu o primeiro encontro com as futuras líderes e a coordenadora diocesana, Ir. Eugenia Odorizzi. A ocasião também teve a presença do Pe. Luiz Carlos Bortolozzo, então páraco da Matriz Santa Terezinha.
“Agradeço a Deus pela minha ida e a força do espírito santo está em nosso caminho. Não escolhemos a data, mas era dia de Nossa Senhora do Carmo. Foi nesse dia o nosso sim para a Pastoral da Criança”, diz a fundadora, Irmã Eugenia.
Hoje, a Pastoral da Criança de Joaçaba já está instalada em 14 paróquias da região e atua em 16 municípios, somando 116 comunidades. Das 7.843 crianças consideradas pobres (Censo do IBGE, 2010) que vivem nos municípios ligados à Diocese, 4.212 já são acompanhadas pela Pastoral da Criança (54%), recebendo as ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
Esses indicadores são possíveis por causa da mobilização de 543 voluntários, sendo 344 líderes capacitados e outros 199 que colaboram com a realização das ações. Entre eles, o exemplo da fundadora, Ir. Eugenia, é uma inspiração para continuar o trabalho e buscar cada vez mais levar a vida plena para todas as crianças: “Não trabalhamos sozinhos, sempre encontramos as portas abertas”.
Foto: Joaçaba
Leia também