Durante os últimos anos, a cada 20 de novembro comemora-se o Dia de Oração e Ação pela Criança. Em 2014, as entidades religiosas e sociais que se reunirão neste dia voltarão sua atenção para a reflexão e o enfrentamento das situações que afetam as crianças mais vulneráveis. Esta data é promovida em todo o mundo pela Rede Global de Religiões pela Infância (GNRC). Essa rede promove outras duas ações voltadas para o bem estar da infância: oficinas de educação ética "Aprender a viver juntos"; e o dia Internacional de Erradicação da Pobreza (17 de outubro). Todas as iniciativas deste dia, em que muitas comunidades se organizam e se reúnem para juntas celebrar, utilizam como referência o cumprimento dos princípios da Declaração dos Direitos da Criança, proclamada em de 20 de Novembro de 1959.
Normalmente, nesse evento, as entidades apresentam suas atividades em prol da infância e partilham crenças, culturas e atividades. Além de implementar na sociedade uma maior conscientização sobre os direitos da criança, o Dia de Oração e Ação promove a integração, o trabalho conjunto, a parceria e, especialmente, o compromisso de lutar para que todas as crianças tenham melhor qualidade de vida, respeito aos seus direitos e oportunidades para se desenvolverem plenamente.
Entrevista com Clóvis Boufleur - Dia de Oração e Ação pela criança
Programa de rádio Viva a Vida
Programa de Rádio 1206 - 10/11/2014 - Dia de Oração e Ação pela criança
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Sul
Norte
O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é celebrado no dia 20 de novembro, em todas as partes do mundo. Foi instituído durante o terceiro fórum da Rede Global de Religiões pela Infância (GNRC), realizado na cidade de Hiroshima, no Japão, em maio de 2008. A proposta é realizar, neste dia, orações e ações para proteção dos direitos e promoção do bem estar das crianças. Trata-se de um evento ecumênico, para construir um mundo sem diferenças, no qual a criança possa desfrutar do seu maior direito: a vida.
Outro ponto importante é mostrar que, com bons exemplos e oração, uma criança pode seguir um caminho de felicidade e paz. Para aprofundar este tema, a Pastoral da Criança traz uma entrevista com seu gestor de relações institucionais, Clóvis Boufleur - que está envolvido com as atividades em comemoração a esta data.
O que é o Dia de Oração e Ação pela Criança?
É um evento que acontece em dezenas de países e reúne as tradições religiosas ao redor do tema da infância, justamente para congregar os esforços na defesa dos direitos, na produção de iniciativas e atividades que possam unir a oração, ou seja, a fé e a vida a favor da criança.
Por que ter um dia especial de oração?
A ideia desta iniciativa é trazer uma oração, que é uma atividade comum das religiões, com a ação. A novidade desta proposta é colocar as tradições religiosas juntas. Isso vai produzir uma corrente, um esforço mundial para mudar o mundo.
O que acontece nesse dia?
Clóvis Boufleur - Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança
Nesse dia, a criança tem a oportunidade de brincar junto com os adultos. São promovidas atividades culturais, recreativas e também há iniciativas nas câmaras de vereadores de legislação, para defender a criança e promover o dia 20 de novembro. E nós queremos, nesta data, mostrar ao mundo que é possível as religiões atuarem de forma conjunta para defenderem os direitos da criança.
Quem participa desse dia de Oração e Ação?
Todas as tradições religiosas que existem no município são convidadas a participar do Dia de Oração e Ação pela Criança. Além das tradições religiosas, as organizações da sociedade civil e as representações publicas de direitos e defesa da criança. E certamente os pais, os familiares das crianças são todos bem vindos para estre evento no município.
Como a Pastoral da Criança faz
Leia também:
Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança
Dicas para celebrar esse dia
Materiais da Campanha do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança