As Festas Juninas são momentos de muita alegria. É típico de cada comunidade celebrar as Festas Juninas. Contudo, alguns cuidados são necessários, especialmente com as crianças, para que um dia de festa não se transforme em dor. Líder, oriente as famílias que você acompanha para tomar alguns cuidados, que podem prevenir acidentes:

Líder, oriente também as famílias para que nas quermesses ou dias de festa mantenham as crianças sempre sob a supervisão de um adulto.

Contudo, se a criança se queimou, queimou a mão, por exemplo, deixe em água corrente até o alívio da dor. Não se deve usar nenhuma pomada ou substância sobre o ferimento. Encaminhe imediatamente a criança para o Posto de Saúde ou Pronto-Socorro mais próximo.

Todos somos responsáveis na prevenção de acidentes. Portanto, fique atento em sua casa, em sua comunidade, especialmente no Dia da Celebração da Vida em que vai ser feita a festa junina e veja se não tem alguma coisa que possa oferecer perigo às crianças.

Em geral, as festas da comunidade são feitas pensando nos adultos, mas quem tem criança tem que mudar esse modo de pensar e tornar a festa um ambiente seguro para a criança brincar e se desenvolver.

ATENÇÃO

 * Crianças não devem pegar em fogos de artifício;
 * Deixe as crianças longe das fogueiras;
 * Não compre e nem deixe as crianças soltarem bombinhas;
 * Mantenha álcool, fósforos, isqueiros e qualquer material inflamável longe do alcance das crianças;
 * Não dê pipocas, balas, pirulitos ou alimentos duros, como o pinhão, para crianças pequenas, pois elas podem engasgar.
 * Oriente as famílias para que tenha muito cuidado com panelas com comidas e líquidos quentes, como o quentão, a canjica, ou a panela em que está fervendo o pinhão.

 * Outra dica importante: não faça e não solte balões e deixe as crianças longe de brincadeiras com fogo, como as "espadas" de São João.

 

 

Regina Reinaldin

Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança