"Este mês vou trazer para vocês a solicitação que recebi de líderes para uma quadrilha para ser dançada pelas crianças pequenas. Repito uma que escrevi aqui há bastante tempo e que pode ainda ser mais simplificada de acordo com o grupo de crianças.
As festas juninas, tão tradicionais e tão bem comemoradas no Brasil, principalmente no Nordeste.
Fazem parte da nossa cultura, contribuem para reforçar os laços entre as gerações, entre as pessoas das comunidades, e tudo que contribui para isso, nos torna mais irmãos, mais humanos, contribui para a paz e a alegria.
Eu me lembro com muita emoção de quando fui à Estância, em Sergipe, e vi uma quadrilha que eles tinham lá, dançada pelas crianças bem pequenas. Foi uma das coisas mais lindas que já vi e espero que eles continuem todo ano com ela.
A quadrilha pode ser organizada só com as crianças, como também com pais, irmãos e avós. As crianças que têm alguma diferença no seu organismo como, por exemplo, dificuldade ou impossibilidade de andar, podem participar no colo de algum adulto. O importante é que elas participem junto com as outras crianças.
Para começar, organizar os pares em fila. Quando a música começar, a pessoa que está marcando a quadrilha vai falando em voz alta e devagar o que precisa ser feito.
DANÇANDO QUADRILHA
|
Marcia Mamede Assistente Técnica da Pastoral da Criança