irma vera 208Queridos líderes:

Que grande alegria é para mim poder entrar na casa de vocês e anunciar: Cristo ressuscitou! Quero que chegue a cada casa, a cada família, a cada comunidade acompanhada pela Pastoral da Criança, este anúncio, especialmente onde a vida se encontra mais vulnerável e ameaçada, onde ainda não conseguimos chegar, mas tenho certeza de que com a força do Ressuscitado vamos continuar animados na missão e com muita vontade de avançar

Sobretudo quero que este anúncio chegue a todos os corações, porque é lá que Deus quer semear esta Boa Nova: Cristo ressuscitou!

A Festa da Páscoa

Hoje, na festa da Páscoa, nós celebramos a passagem de Jesus da morte para a vida, celebramos a sua ressurreição. Jesus venceu a morte. Por isso, o evangelho de Lucas nos narra que os anjos perguntaram às mulheres, que foram ao sepulcro no qual Jesus havia sido sepultado, para levar os perfumes que haviam preparado: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou!” (Lc 24, 5-6)

Também nós como lideranças da Pastoral da Criança, como as mulheres que foram ao sepulcro e o encontraram vazio, podemos e devemos nos interrogar que sentido tem este acontecimento (cf. Lc 24, 4). O que significa o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida.

Quantos desertos tem o ser humano de atravessar ainda hoje! Sobretudo o deserto que existe dentro dele, quando falta o amor a Deus e ao próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e continua a dar.

Continua Lucas: “Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze, bem como a todos os outros”. (Lc 24, 9) Essas mulheres foram portadoras de que Cristo vencera a morte e que, dali em diante, a vida teria a última palavra, e não a morte.

A vida vence a morte

Queridos líderes, a missão da Pastoral da Criança também é anunciar que a vida vence a morte. A vida tem a última palavra.

Nós levamos vida às nossas famílias acompanhadas. Nós anunciamos a boa nova da ressurreição de Jesus. Todos nós sabemos que a palavra “evangelho” quer dizer “boa nova, boa notícia”. Vocês estão percebendo que nosso trabalho é um trabalho de evangelização? Nós evangelizamos porque anunciamos a boa notícia da ressurreição de Jesus.

Queridos líderes, eu penso que a festa da Páscoa é a “Festa da Vida” e em nossas Celebrações da Vida, todos os meses, nós estamos celebrando a Páscoa de Jesus, a sua ressurreição. Por isso, vale a pena cuidar para que as nossas Celebrações da Vida sejam bem feitas e retratem de verdade a vida nova de nossas crianças acompanhadas.

O dia da Páscoa é o dia do líder da Pastoral da Criança. Quem sabe, neste dia, na hora do almoço, em nossas famílias, a gente possa conversar com nossos familiares sobre a nossa missão e, assim, estes estarão valorizando ainda mais a nossa atuação pastoral. Fica aí a nossa sugestão.

O valor da vida

Finalizando nossas reflexões, recordemos, neste instante, as palavras do nosso querido Papa Francisco, em discurso feito aos ginecologistas católicos, participantes de uma conferência mundial, organizada pela Confederação Internacional de Organizações Católicas, no dia 20 de setembro de 2013: “As coisas têm um preço e podem ser vendidas, mas as pessoas têm uma dignidade, valem mais do que as coisas e não têm preço. Encontramo-nos muitas vezes em situações onde vemos que aquilo que menos custa é a vida. Por isso, a atenção à vida humana na sua totalidade tornou-se nos últimos tempos uma verdadeira prioridade do Magistério da Igreja, de maneira particular àquela mais inerme, ou seja ao portador de deficiência, ao enfermo, ao nascituro, à criança e ao idoso, à vida mais indefesa”. E continua o Papa: “Cada criança não nascida, mas condenada injustamente a ser abortada, tem o rosto de Jesus Cristo, tem a face do Senhor, que ainda antes de nascer e depois, recém-nascido, experimentou a rejeição do mundo”.

Para terminar, aplicamos estas palavras do mesmo discurso do Papa Francisco ao nosso trabalho pastoral: “Sede testemunhas e promotores desta cultura da vida”.

Queridos líderes, uma santa Páscoa a vocês, aos seus familiares e às suas comunidades. E com muito carinho, levem estes meus votos a todas as famílias que vocês acompanham. Que Cristo Ressuscitado confirme e recompense cada um de vocês pela vida doada na gratuidade e no anonimato. 

Irmã Vera Lúcia Altoé • Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança