acompanhamento nutricional comeca a apresentar resultados positivos 3

 Acompanhamento nutricional na comunidade Cercadinho, em Campo Largo - PR

Desde 2010 a Pastoral da Criança está trabalhando o acompanhamento nutricional, ação em fase de expansão para todas as comunidades do país. Atualmente, quase 11 mil crianças cadastradas na Pastoral da Criança estão recebendo este acompanhamento, isto é, sendo pesadas e medidas a cada três meses.

Em todas as comunidades que já estão desenvolvendo a ação, são vários os exemplos de crianças que estavam fora do peso e hoje estão dentro do considerado padrão para a sua idade.

Maria Aparecida Santos Borges, líder da Pastoral da Criança na comunidade Cercadinho, em Campo Largo/PR, já tem vários exemplos de crianças que estão melhorando a sua saúde, “com o novo sistema ficou bem mais fácil identificar as crianças que estão fora do padrão”, relata a líder com mais de três anos de atuação na Pastoral da Criança.

Das crianças que acompanha, Maria Aparecida destaca o caso do menino Natanael, de três anos de idade, que estava com sobrepeso. Três meses após iniciar o acompanhamento, Natanael já esta com o peso adequado para a sua idade. “Desde que identificamos o sobrepeso do Natanael, começamos a conversar mais com a mãe. Nas visitas domiciliares, reforçamos as orientações de uma alimentação saudável e da importância dele brincar, gastar energia”, conta Maria Aparecida.

acompanhamento nutricional comeca a apresentar resultados positivos 2

Maria Aparecida Santos Borges, líder da Pastoral da Criança com criança acompanhada.

A mãe de Natanael, Geise Aparecida, também notou as diferenças no comportamento do filho, “agora ele tem mais energia para brincar”. Geise conta que o filho está aceitando melhor as frutas e legumes e que até a escolinha notou a diferença, pois Natanael está “comendo de tudo”.

No Brasil, das quase 11 mil crianças que estão recebendo o acompanhamento nutricional, 11,2% estão acima do peso, com obesidade ou sobrepeso e 2,2% são desnutridas. Esses números reforçam a preocupação da Pastoral da Criança com a saúde das crianças e a necessidade de informar cada vez mais, país e familiares, sobre a importância de uma alimentação saudável, iniciando já na gestação, e a atenção especial aos primeiros mil dias da criança.