Estamos iniciando um novo ano. À luz da fé e da esperança cristãs, o tempo cronológico se torna um tempo de graça (Kairós). É na certeza de que Deus vai se manifestando aos poucos e vai fazendo-se caminho que quero dizer a você: Feliz Ano Novo! Vida Nova! Coragem! Ânimo!
Como sabemos não existe um caminho totalmente pronto. O caminho é construído por nós ao longo de nossa existência. Temos sempre surpresas no caminho, pois ele é feito de encantos e desencantos, ores e espinhos, luzes e trevas, lágrimas e risos, conquistas e desa os.
Se olharmos para o povo de Deus, no Antigo Testamento também foi assim. Abraão deixou sua terra e tudo o que tinha e partiu, cumprindo a ordem de Deus (Gn12,1-5). Moisés conduziu o povo de Deus pelo deserto, seguindo um caminho ora de esperança e alegria, ora de desolação e sofrimento (Ex.14,1-31) e temos tantos profetas que foram chamados a seguir as veredas de Deus e indicá-las aos outros.
O último profeta bíblico foi João Batista, que dizia: “Endireitai os caminhos do Senhor” (Jo.1,23). E assim podemos mencionar tantas pessoas que se colocaram a caminho e zeram seu caminho, levando e acolhendo a vida. Maria, modelo de mulher, que se coloca a caminho para ser a serva de Izabel.
Também Jesus é um homem do caminho. Ele não para. Está sempre caminhando: na estrada, na montanha, no deserto, na praia, no barco, nas sinagogas, nas casas, nos povoados, por toda a Galileia, Judeia, Samaria, por caminhos perigosos, para Jerusalém, para o Calvário, para a casa do Pai.
Podemos continuar elencando várias outras pessoas que, para nós, são exemplos de caminhada. Queremos neste mês trazer à memória a Dra. Zilda e tantos outros líderes que se colocaram a caminho e que hoje estão na casa do Pai. A eles e a elas a nossa eterna gratidão!
Fico aqui pensando em cada um de vocês que, como Povo de Deus, como discípulosmissionários, em uma Igreja em constante estado de missão, servidora, defensora e promotora da vida também percorrem vários caminhos. Nossa vida é uma caminhada. O mais importante é seguir e servir Aquele que é o “ Caminho” por excelência: Jesus Cristo.
Precisamos contemplar, celebrar e valorizar tudo o que acontece na estrada da nossa existência. Os momentos de alegria e também aquilo que achamos menos positivo; tudo nos ajuda a amadurecer e nos fortalecer, tanto na nossa vida pessoal, espiritual, humana, como social e psicológica. Sabemos que aos olhos de Deus tudo é valorizado e amado, pois Ele nos criou e sabe do que somos capazes.
O caminho precisa ser percorrido, olhando para o alto, para pedir as bênçãos de Deus; para baixo, para seguir os caminhos da missão; para os lados, para ver aonde os nossos irmãos se encontram e precisam de nosso apoio, ajuda e amizade.
Parabéns a você, líder, que com o seu testemunho de vida tem feito a vida orescer em muitos lugares! Parabéns a você que nesse ano vai continuar se esforçando para prosseguir o caminho e convidar mais pessoas para somar com a missão.
Peçamos a Dra. Zilda, nesse mês, que comemoramos o quarto ano do seu encontro com o Pai, que ela nos ajude a sermos éis e perseverantes na missão que Deus con ou a cada um de nós. Que ao iniciar este ano possamos traçar objetivos e metas que nos ajudarão a não perder o foco da nossa missão, que é o cuidado com as nossas crianças, gestantes e suas famílias, mesmo em meio aos contratempos e desa os de vida. Um abraço fraterno na certeza de que o caminho desse ano seja mais fecundo e traga mais vida para todos aqueles que encontrarmos. Com toda a minha afeição e minha amizade,