Todo mês, os líderes voluntários vão ao encontro das famílias da comunidade, aquelas famílias que estão cadastradas na Pastoral da Criança. Normalmente, são famílias que vivem na mesma vizinhança, comunidade, em que moram os líderes que as visitam. Com elas, os líderes partilham informações sobre saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, educação e cidadania, visando a promoção da melhoria da qualidade de vida dessas famílias e das comunidades. A visita domiciliar é o momento em que pode ser desenvolvido um trabalho mais pessoal e direcionado às necessidades de cada família. Nesse momento, o líder prioriza a alegria do encontro, o diálogo e especialmente, o "ouvir".

É nesse momento também que o líder analisa o que pode ser melhorado no cuidado com as crianças, na situação real da gestante e no convívio familiar. Em alguns casos, quando se faz necessário, os líderes visitam a família com mais frequência.

Durante a visita domiciliar, os líderes valorizam o que as famílias fazem de bom para cuidar de seus filhos, conversam com os familiares sobre a educação das crianças, alertam sobre a prevenção de doenças e acidentes e identificam as situações desfavoráveis para o desenvolvimento da criança, procurando, junto com as famílias, a melhor forma de resolvê-las.