De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o segundo país em número de casos de pessoas com Hanseníase.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. A Hanseníase pode atingir homens e mulheres em qualquer idade, sendo mais grave quando ataca pessoas com menos de 15 anos. A doença progride lentamente. Isto é, entre o contato com a pessoa doente e o aparecimento dos primeiros sinais pode levar até 3 anos.

Sinais

Há alguma mancha no seu corpo? Ela é dormente ou é muito sensível? Procure um posto de saúde para tirar qualquer dúvida. Esta doença pode ser detectada através dos sinais que ela apresenta que são as manchas na pele. As manchas se apresentam de forma esbranquiçada, avermelhada, cor de cobre. E há uma forma que é mais difícil de ser detectada que é a neural pura. Isto é, ela atinge um nervo, por exemplo, no pescoço, nos membros superiores, nas pernas, nos pés.

Parceria

A Pastoral da Criança assumiu junto com o governo uma parceria, assim como outras entidades sociais assumiram este compromisso de colaborar no sentido de controlar esta doença em todo o Brasil. E hoje, há uma consciência generalizada no mundo todo que esta doença só será superada com a participação ativa da comunidade. Se a comunidade não participar, dificilmente o governo por si só dará conta desta doença. Hoje, graças a Deus, temos uma medicação eficiente. Inclusive até a terminologia mudou em vez de eliminar que dá uma ideia de que facilmente se pode superar esta doença, se fala em controlar, porque por mais que se trabalhe não será fácil. Mas podemos, com uma ação paciente, constante, continuada, controlar esta doença que tantos males provoca. Lembramos que esta doença tem cura e quanto antes for descoberta, mais fácil é a cura. Tratada tardiarmente, mesmo conseguindo a cura, poderá haver sequelas.

Saiba como a Pastoral da Criança colabora para o controle e eliminação da hanseníase.