Continuando a nossa conversa sobre os brincadores, vamos colocar aqui informações que estão na nova edição do livro Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade para explicar a nova estratégia da Ação Brinquedos e Brincadeiras.

 

 

Quem são os brincadores?

Os brincadores podem ser, entre outras pessoas, adolescentes, idosos e os apoios dos líderes. Eles não precisam morar na comunidade, nem ser capacitados no Guia do Líder.

Qual o compromisso que eles assumem?

Os brincadores terão o compromisso de atuar, todo mês, no Dia da Celebração da Vida. Eles poderão ser convidados a atuar também em outros momentos como nas “Ruas do Brincar”, numa oficina de confecção de brinquedos, mas essa participação será opcional e não pode prejudicar a atuação deles no Dia da Celebração da Vida.

Quem prepara os brincadores?

O brinquedista prepara as pessoas que quiserem se tornar brincadores. Eles irão atuar em comunidades próximas a que o brinquedista mora, a fim de que ele possa apoiar, orientar e acompanhar a atuação dos brincadores. Os líderes, que sempre estão presentes no Dia da Celebração da Vida, podem ajudar os brinquedistas observando a atuação deles.

Como é feita a preparação dos brincadores?

Os brincadores, não precisam fazer a capacitação no Guia do Líder, mas têm que participar da Oficina inicial de brincadores na qual será explicada a visão do brincar adotada pela Pastoral da Criança e como os brincadores irão atuar. É importante que eles entendam bem e concordem com essa visão, pois ela tem relação direta com as atitudes que brinquedistas, brincadores e qualquer adulto devem ter frente à brincadeira da criança. Eles devem compreender que são, basicamente, os facilitadores da brincadeira das crianças. Essa preparação, que poderá ser feita em uma manhã ou tarde, terá como apoio o Dicas nº 51- O brincador e a brincadeira da criança. Depois outras oficinas poderão ser feitas pelo brinquedista, que poderá usar como apoio seu livro - Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade.

E o Sacolão?

As comunidades nas quais os brincadores estiverem atuando poderão receber o Sacolão de brinquedos, desde que eles estejam atuando regularmente e o nome seja colocado na FABS. Os brincadores verão com o coordenador comunitário como fica a guarda desses brinquedos para serem usados no Dia da Celebração da Vida.

Requisitos para ser brincador

• Ter disponibilidade e compromisso para atuar todo mês no Dia da Celebração da Vida.

• Participar da oficina inicial de preparação dos brincadores.

• O brincador pode não ser alfabetizado, mas precisa demonstrar que entendeu bem e aceitou que na Pastoral a criança só brinca pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto.

Márcia Mamede

Assistente Técnica da Pastoral da Criança