Geoprocessamento quer dizer processamento em computador de dados geográficos. O geoprocessamento é executado por programas de computador que constituem um Sistema de Informações Geográficas (SIG). O SIG na Pastoral da Criança serve para auxiliar as decisões dos coordenadores, no sentido de apontar onde, ou em quais comunidades, ramos, setores, estados, devem ser priorizados os esforços para melhorar as condições de vida das crianças e famílias acompanhadas.

O resultado do geoprocessamento é apresentado em mapas interativos, nos quais são visualizados indicadores socioeconômicos e indicadores da Pastoral da Criança, que expressam a situação em que vivem as crianças e os resultados obtidos com as ações da Pastoral da Criança nas localidades, resultando na identificação das regiões onde é mais necessária a ação da Pastoral da Criança.

Os mapas interativos são acessados aqui

Neste site, qualquer pessoa com acesso à Internet poderá visualizar e interagir com estes mapas: selecionando camadas a serem apresentadas, aumentando ou diminuindo o tamanho do mapa, deslocando o mapa para uma região de interesse, localizando estados e municípios do país, setores, ramos e comunidades da Pastoral da Criança, dioceses e paróquias da CNBB, etc. Exemplos de camadas disponíveis no sistema atual são: Pontos que representam o centro das comunidades da Pastoral da Criança, a região da Paróquia, do Ramo, do Município, etc, a quantidade de crianças que residem nestas regiões, as faixas de renda em que estão estas crianças, a quantidade de  crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança, o percentual de católicos em relação a outras religiões e as condições sanitárias destas regiões.

Contudo, estas informações ainda não estão completas. Por isso, o SIG atual necessita de colaboração. No site do Sistema de Informação da Pastoral da Criança:

há páginas por meio das quais os Coordenadores de Setor ou Estaduais colaboram informando a localização de comunidades com Pastoral da Criança e sedes paroquiais. Estas páginas são acessadas a partir do Menu Principal, nos itens: “Cadastramento – Paróquias – Consulta” e “Relatórios – Fabs digitadas – Listagem”. Ao apresentarem uma listagem de Paróquias ou Comunidades selecionadas pelo coordenador, por meio de um clique no ícone do globo terrestre, que aparece ao lado do nome Paróquia ou Comunidade, abrirá uma mapa do município. Ao visualizar e navegar neste mapa, o coordenador terá condições de encontrar e salvar as localizações de sedes paroquiais ou dos centros das comunidades. Quanto mais completas forem estas informações geográficas, melhor será o auxílio à decisão provido pelo geoprocessamento na Pastoral da Criança.

 

Colaboração: Humberto Ibanez