Os projetos de geração de renda sempre tiveram no associativismo um de seus principais pilares para organização das famílias envolvidas. Entre 2007 e 2012, o Projeto Vencer Juntos, desenvolvido pela Fundação Esquel em parceria com a Pastoral da Criança, ofereceu capacitações e assessoria para os grupos de geração de renda se organizarem em sete associações, em diferentes setores, quais sejam: Associação de Projetos Vencer Juntos (APROVEJ)-Limoeiro do Norte/CE; Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL)-Bonfim/BA; Associação Lutar pela Vida em Abundância (ALVA)-Teixeira de Freitas/BA, Associação Solidária Vencer Juntos com Cristo (ASVEJC)-Montes Claros/MG; Associação Unidos pela Vida Vencendo Juntos Norte de Minas (AUVENOR)-Janaúba/MG, Associação das Famílias Vencendo Juntos na Economia Solidária (AFAVEJES) - Coroatá/MA e Associação Vencer Juntos na Economia Solidária (AVESOL)-Bacabal/MA. No Setor de Pesqueira/PE, os grupos de geração de renda encontram-se em processo de mobilização para a constituição de outra associação.
As associações apoiam os grupos associados na comercialização de seus produtos, viabilizam o acesso às políticas públicas e assumem a autogestão dos fundos rotativos solidários. Algumas iniciativas já estão sendo implementadas, por exemplo, a ARESOL de Bonfim/BA, conseguiu fechar contratos para vender polpa de fruta e outros produtos dos agricultores filiados para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e a APROVEJ de Limoeiro do Norte/CE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. As duas associações da Bahia conquistaram convênios com o Governo do Estado para fomentar novos grupos de geração de renda. A APROVEJ foi selecionada através de edital para receber o patrocínio da Caixa Econômica Federal para fortalecer os grupos de artesanato.
Para fortalecimento das lideranças, capacitações nas áreas da gestão e do associativismo, além de intercâmbios em grupos que desenvolvem atividades de beneficiamento de frutas, ovinocaprinocultura, artesanato, entre outras atividades, foram viabilizados com apoio do SEBRAE Nacional. A Petrobras, além de apoiar com recurso para o fomento de novos projetos, apoia a produção de materiais de divulgação, como banners, barracas, folders e sacolas, que aumentam a identidade e visibilidade das associações.
Em seu conjunto, o Projeto Vencer Juntos, desde 2003, conseguiu apoiar 670 grupos de geração de renda, envolvendo 2.900 famílias, em 120 municípios, em onze Setores do interior da Região Nordeste e norte de Minas Gerais. A maioria das famílias beneficiadas são acompanhadas pela Pastoral da Criança, que continua como principal parceira do Projeto.
Maria das Graças Silva e Barbara Schmidt-Rahmer
Nota: Em setembro de 2012, durante reunião do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, ficou deliberado pelo encerramento em todas as capitais que estavam com a ação em funcionamento. |