Estimados líderes, equipe de coordenações, apoios, amigos e parceiros: cada vez que vou escrever algo para vocês fico pensando quanta animação está no coração de cada um. Creio que ser discípulo de Jesus é um grande presente e ainda mais ser missionário, estar a serviço do Mestre, isto realmente nos enche de muita alegria. Não acham? Penso que a Dra. Zilda quando olha para cada um de vocês, reza e pede a Deus para que aumente ainda mais a coragem, o ardor e o encantamento pela missão. Ela que doou a sua vida para que muitas crianças, gestantes e famílias pudessem ter uma vida mais humana, saudável e com gosto de viver.

 

Líderes, é muito interessante a gente começar a observar como vivem os demais líderes em nossa comunidade. O que você consegue ver? Alguns animados com o trabalho, dedicando-se o mais que podem à sua missão de levar vida em abundância para as gestantes e crianças acompanhadas.

Certamente, você deve ter percebido alguns companheiros de caminhada que não estão visitando as famílias com aquele entusiasmo de sempre e que também vão à Reunião mensal de Reflexão e Avaliação, mas parece que não se envolvem muito. Somente estão presentes.

E você já parou para pensar porque uns se entusiasmam pelo trabalho missionário e outros parecem não agarrar a sua missão com a mesma dedicação?

Sabe, querido líder, é importante você ter bem clara a sua missão para ajudar os seus irmãos a serem aqueles líderes que Deus está esperando que sejam. Nós precisamos ajudar os outros a vibrarem com a missão na Pastoral da Criança.

Gostaria que você pensasse comigo: como é importante a missão junto às famílias acompanhadas. Nós podemos ajudá-las a serem mais felizes. Nós podemos estar presentes em suas casas, talvez em momentos importantes para elas.

E as nossas gestantes? Você já deve ter percebido quantas têm grandes dificuldades em sua gestação: não estão aceitando o filho que vai nascer, a sua família, muitas vezes também seu companheiro, não lhes dão nenhum apoio em um momento tão importante para elas. Às vezes, acontecem complicações em sua gestação e precisam de uma presença amiga junto delas. Você percebe a importância de estar junto às gestantes de sua comunidade? Elas precisam ter em você um ombro amigo. Elas têm necessidade de você levar-lhes mensalmente os Laços de Amor para valorizarem muito a sua gestação. Ainda mais agora com a cartela nova que fala sobre os 1000 (mil dias). Em quantas coisas vocês podem ajudar a gestante!

Sua presença na comunidade vai além das famílias que você acompanha. Você dá força também para seus companheiros, ajudando-os a perceber a grandeza de sua missão. Assim, seu grupo de líderes vai aos poucos se tornando um grupo bem coeso e forte que se anima e se apoia mutuamente. Desta forma, você não terá em sua comunidade líderes desanimados em sua missão, pois compreendem que sua presença junto às famílias acompanhadas é muito importante. Elas precisam dos líderes para educarem de forma integral os seus filhos. Vamos lembrar sempre o que disse Jesus aos  seus discípulos: "Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus" ( Lc.10-20 ).

Desta forma, você e os líderes de sua comunidade terão mais condições de realizar a sua missão na Pastoral da Criança: visitar as famílias para “conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares da criança”. Assim, “pode conhecer melhor a situação de vida e as necessidades das famílias, para poder ajudá-las” (Guia do Líder, página 17). O seu grupo de líderes terá bastante entusiasmo para realizar a Celebração da Vida com as famílias acompanhadas em sua comunidade. E a Reunião de Reflexão e Avaliação será sempre esperada e com alegria realizada, porque o pessoal estará bastante motivado.

Gostaria de terminar essas palavras fazendo uso da palestra proferida por Dom Aldo, Arcebispo da Paraíba e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança. Penso que essa mensagem pode ajudar você líder da Pastoral e todos aqueles que lutam, para que nossas crianças e gestantes tenham vida em abundância. “Sejam águias, vamos ultrapassar  as pequenas dificuldades para alçar nossos voos em direção às comunidades que mais necessitam de nós.”

“As águias, quando avistam as tempestades, não recuam. Abrem as suas asas corajosamente, rasgam as nuvens escuras, avançam contra o vento forte e nessa luta terrível ferem-se bastante, mas não recuam. Elas vão sempre em frente, porque sabem que acima das nuvens escuras, o sol está brilhando. Então, seja águia! Lute e ultrapasse obstáculos, confiando sempre em Deus, pois Ele está contigo.”

Um abraço e a certeza de minhas orações e amizade a todos vocês que fazem parte da Pastoral da Criança e são convidados a render graças a Deus pelos 30 anos de existência da Pastoral da Criança no Brasil. Feliz Páscoa!

 

Irmã Vera Lúcia Altoé - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Congregacão Imaculada Conceição de Castres - CIC • Irmãs Azuis