Atuação da Pastoral da Criança no bairro de Alpes do Guaçu em São Roque (SP), a partir de 2002, melhora as condições de saúde das crianças e mobiliza a comunidade para reivindicar serviços públicos
Antecedentes: Voluntária da Pastoral da Criança desde a década de 1980, na região de Paranavaí (PR), dona Itália foi morar em 2002 na cidade de São Roque, interior de São Paulo. Nos contatos com a vizinhança ficou sabendo que nas proximidades, no bairro de Alpes do Guaçu, uma criança morrera por verminose. Preocupada, visitou a paróquia e constatou que não havia atuação da Pastoral da Criança naquela comunidade onde muitas crianças ainda sofriam com verminose e outras doenças facilmente preveníveis.
Ação: Tempos depois a Pastoral da Criança foi implantada e dona Itália foi convidada para trabalhar na comunidade de Alpes do Guaçu. Para famílias que moravam nas encostas dos morros da região serrana de São Roque, sem água e sem esgoto, foram importantes os ensinamentos levados pelos líderes. Mães e familiares foram aprendendo a cuidar mais de suas crianças em cada visita do líder em suas moradias e nas reuniões mensais da celebração da vida.
As mudanças não ocorreram tão facilmente: Dona Itália lembra que as líderes foram ganhando a confiança e credibilidade junto às famílias ensinando, perseverando e tendo o Guia do Líder sempre à mão. Conquistada a confiança, a comunidade avançou nos seus objetivos. Aprendeu e começou a mobilizar-se para melhorar as condições de vida de suas crianças. O acesso aos serviços públicos de saúde, ao abastecimento de água e esgoto passaram a ser defendidos junto às autoridades.
Depois de dez anos, muitas mães acompanhadas agora são líderes. As famílias aprenderam a importância da mobilização pela qualidade de vida de suas crianças. O abastecimento de água chegou há dois anos e o esgoto sanitário começa a ser implantado em Alpes do Guaçu neste ano, informa dona Itália.
Fonte: Itália Conceição Barbeiro de Oliveira, capacitadora do Guia do Líder