trocandoideiasNo jornal de janeiro gosto sempre de apresentar dados da ação Brinquedos e Brincadeiras, que estão no Sistema de Informação, para pensar sobre eles com vocês.

Vocês, líderes e coordenadores, sabem que a Ação Brinquedos e Brincadeiras é uma ação que complementa as Ações Básicas do Guia do Líder e que contribui, entre outras coisas, para  que o Dia da Celebração da Vida seja um momento mais alegre para as crianças e suas famílias. Mas, mesmo com a introdução do brinquedista da comunidade, ainda não conseguimos ter a ação na maior parte das comunidades acompanhadas.

A causa mais apontada pelos coordenadores para conseguir isso é a dificuldade de conseguirem brinquedistas para atuarem e, sendo assim, a cada ano vem diminuindo o percentual das comunidades que têm brinquedista atuante. Em 2011, aproximadamente 20% das comunidades acompanhadas tinham brinquedista, ou seja, só um quinto delas.

 

Vários líderes, coordenadores e multiplicadores têm nos falado que, de forma geral, os adultos não valorizam o brincar. Procuramos mostrar, como colocamos nos jornais de outubro e novembro de 2012, que entre as cinco principais necessidades da criança está o brincar. A maioria das pessoas pensa que a criança brinca apenas para se distrair e ter prazer, mas a razão principal da criança brincar é também a necessidade, por isso a brincadeira é tão importante.

Então, para conseguir ter mais oportunidades para as brincadeiras no Dia da Celebração da Vida, procuramos um caminho que já vem sendo feito nas comunidades, como disse uma líder de Alagoas: “Nós brincamos com as crianças no Dia da Celebração da Vida, só não colocamos na FABS, porque só pode colocar quem é brinquedista.”

Sendo assim, resolvemos aprimorar e efetivar a preparação de brincadores. Para isso, estamos preparando um Dicas específico para orientar essa preparação e acompanhamento. Mas isso vai ser assunto do próximo jornal, em fevereiro.

Desejo que o ano de 2013 seja de muita saúde e paz para todas e todos os líderes e pessoas da equipe da comunidade e também um ano com muitas brincadeiras das crianças!

Márcia Mamede

Assistente Técnica da Pastoral da Criança