Este tempo de Advento e Natal é, para mim, um tempo gratuito de espera do Senhor que vem com júbilo e glória. Ele vem porque nos ama e nos alenta. É tempo de alimentar a esperança de um mundo melhor, de gente mais gente, de solidariedade como feijão com arroz, todo dia em todo mundo. Neste tempo litúrgico, somos convidados a partilhar o que nos faz viver, o que nos faz esperar a natividade do Senhor que decidiu se fazer gente como nós. Ser gente não é um problema. É bom ser gente e é de Deus ser gente. Por isso, os salmos, as leituras e as meditações estão cheias de palavras como justiça, solidariedade, paz, esperança e seguimento.

Programa de Rádio Natal 2012 Sul

Programa de Rádio Natal 2012 Norte

Um dia a paz e a justiça coroarão nossos mundos sonhados, como eternos namorados; um dia a paz e a justiça sepultarão todos os arsenais; um dia a paz e a justiça serão as palavras finais; um dia a paz e a justiça tirarão de nossos lábios a palavra guerra; um dia a paz e a justiça brindarão o azul deste céu chamado Terra; um dia a paz e a justiça acabarão para sempre com a fome; um dia a paz e a justiça serão para sempre, de todas as nações, o novo nome. Porque um menino pequeno nos conduzirá! (Carlos Alberto e Ines França)

Sonhar um sonho impossível é fazer ele acontecer. Zé Vicente canta que devemos sonhar juntos em mutirão para que o sonho se torne realidade. Advento e Natal são tempos para nos ensinar isso: o sonho de Deus manifestado em Jesus de Nazaré. Deus que se fez carne e veio morar entre nós! Tem corpo, sentimentos e desejos. E seu desejo devemos seguir. Na carta aos Filipenses lemos que devemos ter os mesmos sentimentos que Jesus teve (Fl 2,5-11). E, antes, Paulo saúda a comunidade orando para que a razão e a sensibilidade cresçam entre a gente.

Neste Advento e Natal convido todos vocês a meditarem e a compartilharem seus sonhos e suas esperanças. Convido vocês a perceberem como o seu trabalho cotidiano com mulheres, homens e crianças está mudando o mundo.  Mais gente alimentada e mais gente com força de continuar vivendo por causa da graça de Deus, da qual vocês são testemunhas, mártires. Tem gente que precisa aprender ainda que evangelizar é fazer gente mais feliz e ter mais vida plena. É fazer gente ter mais consciência e ter mais acesso aos seus direitos. É ter menos doenças e não ter fome.

Natal é a festa litúrgica da Encarnação de Deus: e o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Esse maravilhoso resultado do amor de Deus para com a humanidade foi anunciado pelos patriarcas, matriarcas e profetas. Agora ele mesmo decidiu manifestar-se numa pessoa humana, encarnou-se em nosso mundo para compartilhar a sua graça e sua misericórdia. Jesus veio para manifestar o carinho e o cuidado de Deus para com a gente. Esse ministério devemos imitar.

Paulo Ueti

Assessor da Pastoral da Criança