Graças à dedicação de cada voluntário e colaborador da Pastoral da Criança, a história do Brasil nos últimos 30 anos foi marcada pela vitória da vida contra a morte precoce de crianças e gestantes. Outros ganhos foram alcançados nas comunidades. Estão mais organizadas, esclarecidas e mais fortes.
Estes ingredientes de sucesso que a Pastoral da Criança produziu em milhares de cidades nos conduzem para novo desafio: avançarmos ainda mais na construção de melhorias para as famílias e nos serviços públicos para a criança se desenvolver com saúde, paz e oportunidades para brincar e estudar. Para isso, precisamos conquistar mais voluntários.
Em 2012, a Pastoral da Criança firmou parceria com a Associação Evangelizar é Preciso, criada pelo Padre Reginaldo Manzotti. Na sua missão de evangelizar pelos meios de comunicação, o Padre Manzotti - conhecido como o sacerdote que reúne multidões - “abraçou" a nossa missão. Ele vai incentivar a adesão de mais voluntários na Pastoral da Criança.
Os líderes atuantes podem se organizar para receber outros voluntários da comunidade que querem conhecer melhor a Pastoral da Criança. Uma sugestão é ter uma programação para mostrar o Dia da Celebração da Vida, a visita domiciliar e outras ações e experiências da Pastoral da Criança. Na edição de setembro do Jornal da Pastoral da Criança publicamos informações sobre como fazer a Casa Aberta na comunidade.
Sabemos que as pessoas dispõem de menos tempo para ser voluntário hoje em dia, especialmente nas cidades. Além de cuidar da família em casa é preciso trabalhar fora. Sobra somente o final de semana. Converse com as outras lideranças sobre este assunto. Descubra como envolver novos líderes, de acordo com a realidade de sua comunidade.
Neste mês, celebramos o Dia da Pastoral da Criança (5 de dezembro). E você, líder, é a grande força que move a Pastoral da Criança. Você é nosso homenageado. Obrigado por visitar as famílias e olhar para que as crianças cresçam com saúde. Você é digno da confiança das pessoas para ouvir, aconselhar, instruir. O amor e a dedicação de cada líder nos faz acreditar que podemos transformar a família e a comunidade em um lugar ideal para a criança nascer e ser feliz.