A partir do segundo semestre de 2012, o Ministério da Saúde amplia o calendário de vacinação das crianças com duas novas vacinas: uma contra a pólio, que será injetável e outra pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b e hepatite b. A vacina pentavalente vai substituir a imunização atual, que ainda é feita com duas vacinas separadas. As crianças serão vacinadas aos dois, quatro e aos seis meses de idade.

Saiba mais sobre vacinação aqui

A vacinação de rotina realizada pelo serviço de saúde, bem como as campanhas, são fatores que influenciam na prevenção de doenças e redução da mortalidade infantil, por isso toda criança deve ser vacinada.

No cartão da criança estão registradas as vacinas que a criança deve receber nos serviços de saúde. Líder, aproveite a próxima visita domiciliar e verifique no cartão da criança se ela está com as vacinas completas para a sua idade.  A vacinação protege as crianças contra várias doenças, e é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Acesse o site do Ministério da Saúde e tenha mais informações sobre as vacinas