Contando com a presença do Papa Bento XVI, a Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em Julho de 2013, no Rio de Janeiro, será precedida de intensa programação. Antecede a Jornada uma semana missionária, de 16 a 20 de julho, em várias Dioceses das capitais e dos interiores do Brasil. Milhares de jovens provenientes do exterior estão interessados em trocar experiências sobre a Evangelização de outros jovens, não raro, por fora da vida e da missão da Igreja.
A Pastoral da Criança pode e deve contribuir em muito junto aos jovens, porquanto possui uma larga experiência na esfera da Evangelização e da promoção da dignidade da vida humana. Através das atividades essenciais da Pastoral da Criança, milhares de vidas de nascituros, gestantes e crianças foram salvas, ao longo dos nossos 30 anos de incansável dedicação, inspirados no carisma da Dra. Zilda Arns Neumann.
Como nos fazer presentes à JMJ? Oferecendo os nossos préstimos junto aos coordenadores pastorais das Dioceses que receberão os jovens para a semana missionária. Cada diocese desenvolverá sua programação específica. Certamente, os bispos e coordenadores pastorais ficarão felizes em participar conosco das visitas domiciliares, do Dia da Celebração da Vida e de tantas atividades que nos são familiares. Estamos presentes em 20 países, nas áreas de carência! Nossa presença e nossas práticas demonstram ao vivo como fazer a inclusão com justiça social, baseada nos valores do Evangelho de Jesus, libertando os empobrecidos da dependência e da exclusão.
Com essa troca de experiências muitos jovens brasileiros vão querer participar da Pastoral da Criança e os jovens do exterior vão querer levá-la no coração e na bagagem evangelizadora e pastoral. O que acham?
Dom Aldo Di Cillo Pagotto
Arcebispo da Paraíba e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança