O que é Hanseníase?

É uma doença causada pelo micróbio conhecido como Bacilo de Hansen, que ataca a pele e os nervos e quando o tratamento é tardio provoca deformidades físicas.

O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar em média de 2 a 5 anos.

 

Como posso reconhecer a Hanseníase?

1.Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo. Nas manchas da Hanseníase, a pessoa pode ser tocada no local da mancha e não sentir queimar e se machucar e não sentir dor.

2.Os nervos debaixo da pele, principalmente ao longo dos braços, mãos, pernas e pés, quando atacados pelo bacilo, engrossam, ficam fracos, com sensação de formigamento, choque, fisgadas ou agulhadas.

 

Como se transmite a Hanseníase?

As pessoas com a forma contagiosa da doença, sem tratamento, são as transmissoras da Hanseníase, por meio das vias respiratórias como tosse, fala ou espirro. As gotas, carregadas de bacilos, podem ser captadas pelas vias respiratórias das pessoas que convivem com quem está com Hanseníase.

A Hanseníase não é hereditaria e nem se transmite por herança, ou por meio de abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é preciso separar roupas,  pratos, talheres e copos.

As pessoas que moram com alguém que recebeu o diagnóstico de Hanseníase devem ser examinadas no Serviço de Saúde e orientadas para reconhecer os sinais e sintomas da doença.

 

Como tratar a Hanseníase?

O tratamento da Hanseníase é gratuito e é feito no Serviço de Saúde. Pode durar de 6 ou 12 meses, quando seguido corretamente.

Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no Serviço de Saúde.

Também faz parte do tratamento da Hanseníase os exercícios e equipamentos para prevenir a incapacidade e deformidades físicas. A equipe de saúde fornece as orientações.

É preciso dar continuidade ao tratamento, sem interrupção!

A partir da primeira dose dos remédios, a pessoa já não transmite mais a doença.

hanseniase1

Cartão Hanseníase