bibliaA Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo, diz um canto famoso em nossas comunidades. Inspirada na profecia do Dt Ir. Agostinha, monja beneditina de João Pessoa, escreveu a canção “desça como a chuva, a tua Palavra, que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva, como aguaceiro, na grama, Amém”.

Hoje em dia, muitas pessoas lêem a Bíblia. Pessoas que acreditam em Deus e pessoas que não acreditam. As pessoas lêem a Bíblia de jeitos muito diversos. Isso é bom? Com certeza é bom. O problema é que encontramos muitos jeitos que não estão de acordo com os desejos de Deus, com a Revelação de Deus para a humanidade. Tem gente que acabou criando seus deuses, criando seu próprio Jesus e usa a Bíblia e Jesus (sua interpretação de Jesus) não mais para libertar, para ajudar o povo a ser feliz e encontrar Deus de novo, mas para oprimir, dominar e controlar.

A maioria das pessoas esqueceram o que significa a ‘verdadeira religião’ ou o ‘verdadeiro culto a Deus’. Acho que podemos lembrar alguns textos:

 

• A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1,27).

• Aquele que quer gloriar-se, glorie-se disso: que ele tenha inteligência e me conheça, porque eu sou o Senhor que pratico o amor, o direito e a justiça na terra. Porque é disso que eu gosto, oráculo do Senhor! (Jr 9,23).

Por isso, é muito importante redescobrir a Bíblia, como fonte de fé e como instrumento de Deus (Palavra de Deus) para nos ajudar a sermos felizes e a libertar o povo da opressão, exatamente como Ele próprio fez várias vezes e, com certeza, vai continuar fazendo.

Abrindo a Bíblia, vocês encontrarão várias respostas para a pergunta de todos os dias: o que é a Bíblia? Para que ela serve? Como eu devo usá-la?

A Bíblia é como gente amiga. Quando você conhece alguém, demora um pouco para você ficar íntimo da pessoa, da sua família, frequentar a casa, fazer programas juntos, etc. Tem gente que você só conhece. Tem gente que você conhece e cria intimidades, fica amiga. Mas para isso, você precisa frequentar sua casa, você precisa estar junto com ela, se relacionar com essa pessoa e seu ambiente. Quanto mais tempo você passa com essa pessoa, mais intima você fica dela. Vai chegar um tempo que você já vai estar entrando na casa dela pela cozinha, sem precisar bater palmas (ou campainha) e sem precisar avisar antes. Vai ser sempre um prazer estar juntas.

Assim é a Bíblia. Muita gente não criou ainda essa intimidade com ela. Isso porque não “frequenta” as páginas da Bíblia costumeiramente. Pode ser porque não deixa a Palavra de Deus falar. Vão procurar na Bíblia somente “algumas coisas” para justificar o conhecimento já adquirido ou os conceitos já prontos na cabeça. Só USA a Bíblia. A Bíblia se tornou um pequeno livro de receitas para tudo.

A Bíblia precisa ser como uma amiga. Precisamos querer nos relacionar com ela. Abrir suas páginas, ler suas palavras, entrar no seu mundo para podemos comer juntos na mesma mesa. É bom que a Bíblia se torne íntima nossa e, assim, possamos, na leitura e na oração, perceber a revelação de Deus em Jesus Cristo.

“Tua palavra é lâmpada para meus pés, Senhor.

Lâmpada para meus pés e luz, luz para o meu caminho” (Sl 119,105)

A Bíblia é em primeiro lugar Palavra de Deus. E é palavra de Deus espalhada por muitos livros. A palavra “Bíblia” vem da língua grega e significa, na tradução literal, “livros”. Por isso, costumamos chamá-la de “escritos sagrados”. É mais uma biblioteca, uma coleção de escritos cujo objetivo é nos ajudar a entender e perceber a Deus que se revela para a humanidade. Esses livros revelam o desejo de Deus e colaboram para que a Obra de Deus seja realidade concreta na vida das pessoas e do mundo.

Que significa ‘Palavra’ quando aplicamos isso para a Bíblia? Hoje em dia, “palavra” se tornou simplesmente um código de comunicação entre nós. Para a Bíblia “palavra” é um acontecimento, uma ação concreta. Vem do hebraico “rb'D'”. Veja a primeira página do Gênesis! Quando Deus pronuncia uma palavra, o que acontece? Acontece algo de concreto: a luz aparece, os animais são criados, o ser humano vive.  Os profetas podem ver a Palavra de Deus. Então, quando falamos que a Bíblia é palavra de Deus precisamos nos dar conta de que ela é um instrumento pascal, de ressurreição, de mudança de vida concreta em nossa história. Ler a Bíblia nos leva a uma mudança de vida em direção a Deus e ao Reino.

A Bíblia é lâmpada para os pés e luz para o caminho, diz o Salmo. Que significa isso? Que a Bíblia é um instrumento e não um fim em si mesma. Experimentem olhar para uma luz fixamente. Olhem para cima e fixem seus olhos na lâmpada ou no sol. O que acontece? Ficamos impedidos de enxergar depois. Ficamos ofuscados. Para que serve a luz? Para iluminar o caminho. Portanto o nosso olhar deve estar fixo no caminho. A luz precisa estar em nossas mãos para que o caminho seja fácil de trilhar, para que não tropecemos, para que não nos enganemos no rumo a tomar. Mas não podemos ficar olhando para a luz (para a Bíblia) todo o tempo. Se assim o fizermos, certamente vamos errar o rumo e acabar num abismo, muito machucados e machucadas.

É obedecendo (ob-audire: escutar interiormente) a uma palavra do Evangelho que a Igreja se organiza, é acreditando estar respondendo a um chamado de Jesus (“Vem e Segue-me!”) que as pessoas se tornam discípulas e assumem a vocação laical ou o ministério presbiteral ou o caminho da vida religiosa. Se, de fato, isso é verdade, então, é claro que todas estas formas de vida dependem totalmente da escuta e do aprofundamento bíblico.

E para você? Como a Bíblia e a Leitura da Bíblia (na oração ou no estudo) lhe ajudam a caminhar e a sustenar a fé e a ação concreta que Deus lhe pede?

 

Paulo Ueti

Assessor da Pastoral da Criança