irmavera       Estimados(as) líderes, coordenações e equipes de apoio. É sempre motivo de alegria entrar em contato com vocês através de nosso jornal que, a cada mês, tem orientações que ajudam na Formação Contínua Integrada da missão e das ações da nossa grande família Pastoral da Criança. Eu fico aqui pensando: quanta coisa bonita cada um de vocês já aprendeu. Um dia escutei minha mãe falar: somente agora, depois de 76 anos, estaria bem mais preparada para educar os meus filhos, pois aprendi muito na Pastoral da Criança.

       Hoje, você, líder, que está atuando na Pastoral da Criança pode ajudar a si mesmo e a outras pessoas a ter uma vida mais saudável e harmoniosa para tantas famílias. Deus seja louvado por você ter assumido esta linda missão.

       Estamos em setembro, mês da Bíblia. E a nossa Igreja, tão sábia, nos deu como tema para reflexão neste mês “Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Marcos”, e como Lema o versículo 49 do capítulo 10 "Coragem, Levante-te! Ele te chama!". Queridos, é preciso uma atitude de coragem e prontidão sem reserva para seguir o Mestre. Que bom que a iniciativa é sempre Dele "Levanta!". Poderíamos nos perguntar hoje: de que precisamos para nos levantar e termos coragem de ouvir o que o Senhor Jesus tem a nos dizer? Façamos este o momento e sejamos agradecidos a Deus pela sua resposta.

       Sabemos que em muitos lugares costuma-se fazer reflexões que nos levam a valorizar a Bíblia que, graças a Deus, hoje é bastante lida entre nós. Não nos esqueçamos da 50ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril deste ano, que tratou, entre outros assuntos, da aplicação da Exortação Apostólica “Verbum Domini” de Bento XVI, sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja. Os nossos bispos, após um estudo, aprovaram um documento sobre a Palavra que tem como tema "Discípulos e Servidores da Palavra de Deus  na missão da Igreja!" Para nós, líderes da Pastoral da Criança, a Bíblia tem um significado especial, porque ela nos sustenta em nosso trabalho, muitas vezes difícil, de lutar pela vida e levar vida plena às nossas gestantes e crianças.

       A Bíblia deve estar presente em nossa vida todos os dias, nem que seja pela leitura de alguns versículos. Precisamos dedicar alguns instantes de nosso dia para a meditação da Palavra de Deus. O bom seria que a Palavra de Deus pudesse trabalhar em nós. Que ela pudesse nos fazer perceber a presença de Deus em nós. Não estamos lendo um livro. Na Bíblia é o próprio Jesus que nos fala. E o que Ele nos fala todos os dias? Ele nos ajuda a interpretar a nossa vida através de Suas palavras. Ele nos ajuda a ligar a Bíblia com a nossa vida e com a vida de nosso povo, com a vida das famílias que acompanhamos.

       Por isso, ao meditarmos a Palavra de Deus, aos poucos, vamos percebendo como Deus vai se manifestando em todo o nosso trabalho pastoral. Começamos a notar as maravilhas que Deus opera em nossa comunidade e assim podemos dar muito valor ao nosso trabalho junto às famílias que acompanhamos.

       É interessante notar que a nossa meditação da Palavra de Deus nos leva a perceber que Jesus, nos evangelhos, apresenta-se como alguém que não ficava pregando a sua mensagem na sinagoga apenas. Ele estava sempre andando de um lugar para o outro. Ele visitava o povo em suas casas, acolhia e curava os doentes, criava novas formas de vida comunitária, ia ao encontro das pessoas, anunciava a Palavra em qualquer lugar onde havia gente para escutá-lo.

       Vocês estão percebendo que nós fazemos muitas coisas parecidas com o que Jesus fazia? Nós também saímos de nossa casa e visitamos as famílias que acompanhamos, acolhemos aquelas que se encontram muitas vezes em situações de saúde muito precária e levamos a elas mais vida, criamos novas maneiras de nossas comunidades relacionarem-se e resolverem os seus problemas quando nos reunimos para a Celebração da Vida. Enfim, somos os missionários do Pai como Jesus o foi.

       Como isto tudo é muito bonito! Não dá para desanimar, não. Quando você perceber que o seu entusiasmo pelo seu trabalho pastoral está diminuindo, se apegue à Palavra de Deus. Jesus saberá falar para você palavras de incentivo para continuar a levar vida para as gestantes e crianças. Queridos líderes, antes de vocês saírem de casa para visitar uma família, sugiro que meditem a passagem do evangelho de Lucas 19, 1-10 que conta a visita de Jesus a Zaqueu. Quando vocês entrarem na casa desta família, podem falar como Jesus falou a Zaqueu: “Hoje a salvação entrou nesta casa”. (Lc 19,9)

       Vocês estão levando a esta família a salvação, que é a vida em abundância que Jesus veio trazer à terra.

       Coragem, pois a nossa vida de líderes é muito bonita!

       E não esqueçamos que em setembro também festejamos a entrada da Primavera. Quanta beleza esta estação traz para todos nós. Além disso, temos também o dia do Grito dos Excluídos(as) que tem como tema "Queremos um Estado a Serviço da Nação, que garanta direito a toda a população", além dos tradicionais desfiles comemorativos de 07 de setembro.

       Na certeza de que a Palavra de Deus continua fortalecendo, animando e revitalizando a nossa vida e missão, agradeço a você e a toda a sua família por colocar a sua vida a serviço daqueles que são os prediletos de Deus. Um abraço e minhas orações.

Irmã Vera Lúcia Altoé • Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Congregacão Imaculada Conceição de Castres - CIC • Irmãs Azuis