2º CÍRCULO

A VISITA DE MARIA A ISABEL

Os cuidados para com a gravidez de risco

Lc 1,39-56

 

Acolhida

1. Canto Inicial.

2. Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.

3. Breve memória do encontro anterior.

4. Invocar a luz dos Espírito Santo.

 

1. Um fato da Vida que nos faz pensar

Jane, 30 anos, empregada doméstica em Manaus/AM, enamorou-se de um rapaz que ao saber que ela havia engravidado, abandonou-a. Logo nos primeiros exames de pré-natal, descobriu que havia sido contaminada por sífilis e resolveu abortar. Sônia, líder da Pastoral da Criança há cinco anos, visitou e acompanhou Jane, convencendo-a a não abortar. No natal de 2002, nasceu Maria Vitória, depois de 10 dias de tratamento no hospital, foi liberada com sua mãe, Jane. Maria Vitória, desenvolve-se saudável, tem todo o amor da mãe e acompanhamento da Pastoral da Criança.

Nosso texto de estudo de hoje fala da visita que Maria faz a sua prima Isabel. Isabel é idosa e está gravida. É uma gravidez de risco. Maria, mesmo estando grávida, coloca-se a serviço de Isabel. Também hoje muitos fatores colocam uma gravidez em risco. Vamos procurar as indicações no Livro do Líder e conversar sobre isto.

1. Quais os fatores que podem colocar em risco uma gravidez?

2. Quais são os sinais de risco na gravidez?

3. Quais são as orientações que você transmite para uma mãe cuja gravidez está em risco?

2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida

1. Preparação

2. Introdução à leitura do texto: Nosso texto de estudo mostra duas mulheres grávidas partilhando os riscos da gravidez. Durante a leitura vamos prestar atenção no diálogo entre Maria e Isabel.

3. Leitura lenta e atenta do texto: Lc 1,39-56.

4. Perguntas para a reflexão:

1. De que você mais gostou neste texto? Por quê?

2. Como Isabel reagiu à visita de Maria?

3. Como Deus se manifestou na conversa destas duas mulheres?

4. Que esperanças devemos transmitir para as gestantes que necessitam de maiores cuidados?

 

3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração

Sugestões para a celebração

 

1. Colocar em forma de oração tudo aquilo que refletimos sobre a Palavra de Deus e sobre nossa vida e nosso trabalho na Pastoral. Como refrão após cada prece digamos: SENHOR, FAZEI-NOS SEMPRE SOLIDÁRIOS(AS) COM TODOS!

2. Rezar um salmo. Sugestão: Salmo 126 (125) – Nossa boca se encheu de risos.

4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova

1. Formular um compromisso pessoal ou comunitário no trabalho da Pastoral.

2. Terminar o encontro com a oração do Pai-Nosso.

3. Canto Final

Preparar o próximo encontro

1. No próximo encontro vamos meditar sobre o nascimento de Jesus em Belém. O texto de estudo será Lc 2,1-7.

2. Distribuir as várias tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro

3. Marcar data e local do próximo encontro.

AJUDA PARA O GRUPO

Ao descrever a visita de Maria a Isabel, Lucas quer mostrar Maria como um modelo de solidariedade, da comunidade fiel que atende a todos os irmãos necessitados. O serviço de Maria a Deus se concretiza no serviço aos irmãos e irmãs necessitadas. Descrevendo a visita de Maria a Isabel, Lucas quer ensinar como as pequenas comunidades devem fazer para transformar a visita de Deus em serviço aos irmãos e irmãs. Nossa acolhida à Palavra de Deus concretiza-se no serviço concreto às pessoas mais carentes.

Lucas acentua a prontidão de Maria em atender ao apelo de Deus contido nas palavras do anjo. O anjo tinha lhe falado da gravidez de Isabel. Imediatamente, Maria sai de sua casa para se colocar a serviço de Isabel. De Nazaré até as montanhas de Judá são mais de 100 quilômetros de caminhada. Tal atitude de Maria frente ao apelo da Palavra quer nos ensinar que não devemos nos fechar sobre nós mesmos, atendendo apenas as pessoas que nos são conhecidas ou que estão mais perto de nós. Devemos sair de casa, e estar bem atentos e atentas às necessidades concretas das pessoa e procurar ajudar na medida de nossas capacidades e possibilidades.