Lavar as mãos é uma prática do dia a dia e, com esta campanha, podemos fazer uma transformação não só na nossa família, mas em nossa comunidade.
Transportamos em nossas mãos milhões de micróbios, em sua maioria, inofensivos. Algumas das bactérias e germes podem causar doenças. Uma das bactérias que causa a diarreia, por exemplo, sobrevive até 90 minutos quando exposta ao ar livre, inclusive em nossas mãos.
Esses germes se reproduzem em diversos locais: no ônibus, no parque, na escola e até mesmo em nossa casa. Eles são parte do cotidiano e fazem diversos caminhos até chegar às nossas mãos e corpo. Muitos germes conseguem resistir ao calor, frio e falta de oxigênio.
ENTREVISTA COM: Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Qual é o jeito correto de lavar as mãos?
Primeiro, molhe as mãos com água limpa e coloque sabão. Em seguida, esfregue uma mão na outra. Esfregue também as costas das mãos, os pulsos, os dedos e entre os dedos. Não esqueça de esfregar também as unhas. Enxágue bem para retirar todo o sabão e seque com uma toalha limpa ou papel toalha. Você vai gastar uns 20 segundos para lavar bem as mãos.
Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Quando devemos lavar as mãos?
Devemos lavar as mãos antes de preparar a comida ou de comer; antes de tratar um ferimento ou ajudar alguém doente; antes de pegar o bebê no colo ou de cuidar do bebê e antes de dar de mamar. Devemos lavar as mãos também depois de ir ao banheiro, depois de ajudar crianças ou idosos a usar o banheiro, depois de assoar o nariz, espirrar ou tossir. Devemos lavar as mãos antes de manipular alimentos, depois de mexer no lixo, de ajudar alguém doente, de trocar fraldas, de tocar em animais ou limpar as suas fezes, depois de praticar esportes e, principalmente, depois de utilizar o transporte público.
Quais são as principais doenças associadas à falta de higiene das mãos?
Programa de rádio Viva a Vida 1644 - 27/03/2023 - Campanha Lavar as Mãos
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Diarreias, vômitos e doenças como gripes, resfriados, hepatites, verminoses, Covid-19 e alguns tipos de meningite. Em certas situações é preciso internar o paciente para poder curá-lo. Em outras circunstâncias, a doença pode levar à morte. Lavar as mãos é um gesto simples de cuidado conosco e com os outros.
Tem muitos adultos que, infelizmente, não criaram o hábito de lavar as mãos quando eram crianças. Como fazer para que as crianças criem o hábito de lavar as mãos com frequência?
Os cuidados com a higiene precisam ser ensinados e repetidos com paciência para a criança para que essa ação se torne um hábito. Como as pessoas não enxergam os germes nas mãos, elas tendem a pensar que estão limpas. Com isso, dispensam a lavagem das mãos. Mas as mãos limpas, às vezes, não estão tão limpas assim.
Leia a entrevista na íntegra
1644 - 27/03/2023 - Campanha Lavar as Mãos (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
Lavar as mãos é um ato simples e essencial para salvar vidas. Por isso a Pastoral da Criança é parceira dessa campanha e incentiva que os líderes e voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em mais de 35 mil comunidades.
Dra. Zilda
“Você transforma o país quando educa as famílias para cuidarem melhor de seus filhos.”
Papa Francisco
“Esta vocação e missão pelo cuidado humano integral também hoje deve renovar os carismas no campo da saúde, para que não falte a proximidade com as pessoas que sofrem”