Como vocês sabem, os IOCs foram criados para estimular e acompanhar como a criança está se desenvolvendo. São uma forma de começar e manter um diálogo com a família para vocês verem, com  pais  e familiares,  quais situações do dia a dia  podem ser oportunidades que a criança precisa para ir fazendo novas conquistas.

 

Compartilhando essa visão de como mães, pais e familiares podem incentivar o desenvolvimento de suas crianças, vocês estarão multiplicando oportunidades para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil.

Temos observado, em muitas FABS que analisamos, dois aspectos que nos chamaram a atenção. Primeiro: em um número muito grande de FABS aparece em um mês, ou em vários meses seguidos, um resultado como abaixo:

jornal 219 trocando ideias 01

Vemos no resultado que todas as crianças acompanhadas nos IOCs alcançaram todos os indicadores. Isso pode mostrar duas coisas:

- que todas as oportunidades colocadas nos IOCs, seja em casa ou na comunidade, estão sendo oferecidas a todas as crianças. Isto é o nosso objetivo, mas, infelizmente, não a realidade da maioria das famílias que a Pastoral acompanha;

- que todas as crianças fizeram todas as conquistas, o que também pode não refletir a realidade, pois cada criança tem seu jeito e seu tempo de se desenvolver. A idade em que a criança faz uma conquista pode ser no primeiro mês da faixa etária que está sendo observada nos IOCs ou no último mês. Ela pode ainda estar doente ou ter um desenvolvimento diferente porque tem um organismo diferente e não alcançar as conquistas apontadas. Portanto, esse resultado demonstra uma amplitude anormal.

Outro aspecto que observamos foi o inverso do colocado acima:

jornal 219 trocando ideias 02

Esse resultado também nos leva a pensar:

- será que em nenhuma família que vocês acompanham são encontradas as oportunidades, descritas nos IOCs,  para promover o desenvolvimento das crianças e assim nenhuma criança apresentou conquistas? Esse resultado também não é  o comum, pois mês a mês vocês estão conversando, incentivando os pais e as crianças têm um ímpeto para se desenvolver até em condições um pouco adversas.

Portanto, esses tipos de resultados na FABS chamam atenção para se ver mais como estes indicadores estão sendo observados e registrados. Nesse início de ano, seria muito bom vocês compartilharem nas Reuniões para Reflexão e Avaliação- RRA e solicitar, se necessário, uma OFCI para discutirem mais sobre os IOCs. O que acham da ideia?