Lavar as mãos é um passo essencial para prevenir várias doenças
A infecção pode ocorrer em qualquer idade. É umas das principais causas de diarreia grave em crianças até 5 anos, embora possa ocorrer também em adultos. O rotavírus possui um período de incubação de 4 a 10 dias, mas geralmente menor (um a dois dias).
A transmissão é pela via fecaloral ou provavelmente por secreções respiratórias de pessoas infectadas. A água e os alimentos contaminados também podem ser fontes de transmissão do vírus.
Sintomas
Os principais sintomas são: diarreia aguda e aquosa, sem a presença de muco, vômitos, dor abdominal, náuseas, febre alta e mal estar geral. Esses sintomas podem evoluir facilmente para a desidratação, principalmente em crianças pequenas.
Os quadros leves podem ser tratados em casa, com soro caseiro, muito líquido e alimentação normal, especialmente se for leite materno, mas sempre respeitando a orientação médica. Os quadros graves exigem internação hospitalar.
Prevenção
Para prevenir a contaminação, deve-se reforçar as medidas de higiene, embora elas sejam pouco efetivas em crianças. Não esquecer de sempre: lavar bem as mãos com água limpa e sabão, lavar os alimentos e as frutas a serem consumidos crus, usar água tratada para beber, lavar sempre as mãos após usar o banheiro e antes de preparar alimentos.
A vacina que previne a doença faz parte do Calendário Nacional de Vacinação desde 2006. A Vacina Oral de Rotavírus Humano atenuado é aplicada em duas doses para crianças aos 2 meses e aos 4 meses de idade.