Índice de Artigos
Confeccione seus próprios brinquedos.
Confira aqui várias dicas de brinquedos que você pode fazer em casa, com materiais simples e que a criançada irá se divertir muito.
Clique no menu no lado direito para ver todas as nossas dicas!
Material: tecido de algodão claro, marrom ou preto para fazer o rosto, braços e pernas; tecido estampado para fazer o vestido que forma o corpo.
Como fazer:
1. cortar no tecido liso, a partir do molde 1.A, duas vezes, o rosto. Usando os moldes 1.B e 1.C, cortar quatro vezes cada um para formar braços e pernas. Usar o molde 1.D, duas vezes, para cortar o vestido/corpo no tecido estampado (os moldes encontram-se no Anexo 3);
2. costurar e encher as partes B dos braços e C das pernas;
3. corpo: para começar a montar a boneca, colocar sobre a mesa uma parte D cortada no tecido estampado. Posicionar as pernas como está na foto ao lado e prender com alfinetes;
4. fazer da mesma forma para prender os braços;
5. colocar a outra parte D do tecido estampado, com o lado do avesso para fora, por cima dos braços e das pernas e costurar. Eles deverão ser costurados voltados para dentro, como está na foto. Deixar a abertura no pescoço para colocar o enchimento;
6. virar o vestido e encher. Costurar a abertura;
7. cabeça: em uma das partes A desenhar ou bordar o rosto. Costurar as duas partes e encher;
8. prender a cabeça no corpo e colocar cabelo.
Boneca ou boneco de pano (2)
Material: tecido de algodão claro, marrom ou preto para fazer o corpo; tecido estampado para o vestido.
Como fazer:
1. corte o corpo, duas vezes, a partir do molde 2.A. Corte o rosto, duas vezes, usando o molde 2.B e use o molde 2.C para cortar o vestido (os moldes encontram-se no Anexo 3);
2. corpo: dobrar o tecido ao meio e costurar cada uma das partes A, deixando um dos lados menores sem costurar. Colocar o enchimento e costurar a abertura;
3. unir os dois pedaços do corpo: amarrar com um barbante, deixando uma distância de 6 cm de um das extremidades para formar os braços da boneca. Para as pernas, amarrar na outra extremidade a cerca de 7 cm de baixo para cima;
4. cabeça: fazer os olhos boca e nariz bordados ou desenhados numa das partes B. Costurar as duas partes, deixando uma abertura de uns 5 cm, colocar o enchimento e costurar. Com a lã ou pedaços de tecido cortado em tiras, faça o cabelo da boneca e prenda na cabeça costurando;
5. para juntar a cabeça ao corpo da boneca, abaixar a parte de cima, onde serão os braços e costurar toda volta da cabeça para ficar firme;
Material: uma meia grande.
Como fazer:
1. cortar a meia em cinco partes como mostra a foto. As pernas ( parte de cima do cano da meia são mais compridas);
2. cabeça e corpo. Encher a parte do pé da meia para fazer a cabeça e o corpo da boneca. Dar uns pontos na altura do pescoço para formar a cabeça. Depois costurar em baixo para fechar o corpo;
3. costurar cada parte dos braços e pernas e encher. Dar uns pontos nas pontas de cada parte para formar mãos e pés;
5. costurar braços e pernas no corpo da boneca e fazer o rosto como quiser: bordado ou desenhado;
6. fazer o cabelo e a roupa como desejar: de boneco ou boneca.
Panelinhas
Material: potes de plástico ou garrafas que são cortados para se transformar em panelas. Latas pequenas, sem bordas que possam cortar. Arame para alça.
Como fazer: cortar como está na foto, nas de lata bater bem as bordas para não haver perigo de alguém se cortar. No caso da panela com alça de arame, furar e colocar o arame.
Ferro de passar roupa
Material: pedaços de madeira, cano fino ou pedaço roliço de madeira para alça, parafusos ou pregos.
Como fazer: cortar na madeira a base do ferro, cortar a alça e pregar na base.
Móveis
De caixas ou madeira
Material: caixas de fósforos para móveis pequenos, caixas de leite ou outras maiores para fazer móveis de tamanho maior, cola, papel pardo (para imitar madeira) ou papel de presente, retalhos de pano. Os móveis podem ser feitos também com pedaços de madeira.
Como fazer: vamos explicar e colocar os desenhos de móveis com caixas de fósforos ; os de caixas maiores e de madeira podem ser adaptados a partir destes ou criados pela imaginação de cada um. As caixas, para ficarem mais fortes, devem ser cheias com jornal bem amassado, cobertas depois com papel ou pano para decorar e, por fim, coladas como mostram as figuras.
• Conjunto de sofá: o sofá é feito com seis caixas, a poltrona com quatro e a mesa com três;
• Sala de jantar: a mesa é formada por seis caixas, cada banco é formado por três partes da caixa que contém os palitos de fósforo.
• Quarto de dormir: a cama é feita com dez caixas, sendo seis para formar o colchão. A mesinha para o lado da cama é feita com três caixas.
• Cozinha: o fogão de quatro bocas é feito com quatro caixas. A pia é feita com duas caixas: as partes de riscar formam as laterais e as partes de guardar os fósforos fazem a bacia e a parte de trás, na qual se coloca um pedaço de palito para ser a “bica”.
Carrinho de Garrafa pet
Material: uma garrafa de plástico de 2,5 l e oito garrafas iguais de plástico de 2 l, arame, tampinha.
Como fazer:
1. rodas: recortar o fundo das oito garrafas menores, furar no meio e juntar dois a dois com durex para formar as rodas;
2. fazer quatro furos na garrafa de 2,5 l, sendo dois de cada lado por onde passará o arame para prender as rodas;
3. recortar na parte de cima da garrafa grande para fazer o párabrisa ou colar parte de uma garrafa para fazer a capota;
4. enfiar o arame bem reto na carroceria e depois em cada roda, dobrando no final para ela não se soltar.
Obs: o carro pode ser feito também com garrafas menores como os da foto abaixo.
Caminhão
Material: uma garrafa plástica com alça ( tipo de amaciante de roupa), oito garrafas de refrigerante pequenas, arame.
Como fazer:
1. rodas: recortar o fundo das oito garrafas, furar no meio e juntar dois a dois com durex para formar as rodas;
2. recortar na parte de cima da garrafa, logo depois da alça, para fazer a caçamba do caminhão;
3. enfiar o arame bem reto na carroceria e depois em cada roda, dobrando no final para ela não se soltar.
Confeccionando blocos de construção
Com caixas de papel ou papelão
Caixas de leite abertas em cima e lavadas, caixas de pasta de dente, de remédios, de fósforos, de sabão em pó, entre outras. Encher as caixas com jornal bem amassado para que fiquem consistentes e não se estraguem logo. As caixas, depois de cheias para reforçar, podem ser usadas como são, ou então cobertas com papel pardo para ficar parecendo madeira ou,ainda, pintadas de cores variadas. Procurar ter sempre duas caixas de tamanhos e formatos iguais.
Com madeira
Conseguir, em marcenarias da comunidade ou com pais e familiares que trabalhem com madeira, que eles cortem pedaços de madeira de formas e tamanhos variados, que precisam ser bem lixados para não ficar com farpas. É importante ter pelo menos dois iguais de cada tamanho para possibilitar que as crianças possam fazer construções simétricas, ou seja, em que um lado da construção é igual ao outro. Esse tipo de construção exige que a criança aprenda sobre o que é igual e o que é diferente, o que ajuda muito no seu aprendizado do conhecimento matemático.
Exemplos de blocos:
Bingo
Como fazer: recortar 10 cartelas de cartolina de aproximadamente 20cm x 16cm e 20 fichas de 8cm x 8cm. Pedrinhas, sementes ou chapinhas.
Dividir a cartela em quatro partes onde se colam quatro figuras diferentes. Para cada figura da cartela você deve fazer uma ficha igual. Em cartelas diferentes pode aparecer a mesma figura, mas nas fichas a figura só pode aparecer uma vez. Por xemplo: a figura de uma bola pode aparecer em várias cartelas, mas só vai ter uma ficha com a figura da bola.
Como jogar: distribuir uma cartela para cada criança ou para uma dupla de crianças. Colocar as fichas num saquinho. À medida que o brinquedista tirar uma ficha e mostrar às crianças, elas vão marcar na sua cartela com uma pedrinha. A criança que completar a cartela, isto é, conseguir ter todas suas figuras sorteadas, gritará - Bingo! –. O jogo pode parar aí e recomeçar ou pode continuar até todas as crianças completarem suas cartelas.
Observação: se o brinquedista conseguir muitas figuras diferentes, pode colocar figuras diferentes em cada cartela e ter também uma ficha com cada figura. Quando for sorteada a figura, a criança que tem a figura na cartela, coloca a ficha em cima da figura. Assim fica mais fácil para jogar com crianças menores ou com as que não estão acostumadas ainda a brincar com este jogo.
Dominó diferente
Como fazer: o dominó é composto de 28 peças onde são colocados sete tipos de figuras que se repetem oito vezes. Para confeccioná-lo podem ser usados pedaços de cartolina, papelão ou pedaços de madeira, de aproximadamente 4cm x 8cm, divididos ao meio, onde se colam ou desenham as figuras, uma de cada lado.
Como jogar: O número de jogadores pode ser variado, mas não ultrapassando sete crianças para que cada uma receba, no mínimo, quatro peças. Combinar antes qual criança vai ser escolhida para iniciar o jogo. A criança escolhida começa colocando sua peça na mesa ou no chão. A criança que tiver uma peça com uma das figuras igual a que foi colocada na mesa coloca a sua junto da outra. O jogo segue com as crianças colocando as peças iguais junto (como está no desenho). Quem terminar primeiro suas peças ganha a brincadeira ou o jogo continua até todas as crianças terem colocado suas peças.
Memória
Como fazer: colar em pedaços de aproximadamente 4cm x 4cm de cartolina ou papelão os desenhos ou fotos, aos pares, que formarão as peças do jogo. Um número bom seria uns 15 a 20 pares de figuras.
Como jogar: virar as peças de cabeça para baixo. Cada jogador vira para cima duas peças, se formarem um par ele guarda com ele e continua a jogar. Quando tirar peças com desenhos diferentes, ele as vira de cabeça para baixo novamente e passa a vez a outro. Ganha quem conseguir ficar com mais pares.
Quebra-cabeça
Como fazer: colar em pedaço de cartolina ou papelão uma figura ou foto, de preferência colorida, que desperte o interesse da criança. Tomar o cuidado de passar cola em toda a parte de trás da figura. Deixar secar bem e depois recortar cada quebra- cabeça com as formas diferentes. Como temos crianças de todas as idades, crianças que podem não ter tido a oportunidade de brincar com esse tipo de jogo, é bom recortar os quebra-cabeças com números de partes variadas (de 2 a umas 10 partes) e também com recortes diferentes.
Para as crianças menores ou as que não estão acostumadas a brincar com esse tipo de jogo, conseguir duas figuras iguais e colar uma inteira numa cartolina e recortar a outra em pedaços. Ver como é a figura facilita que elas montem o quebra-cabeça, fiquem contentes por ter conseguido e se animem a montar outros mais difíceis.
Como jogar: organizar um local onde os quebra- cabeças fiquem em caixas ou sacos, de preferência de plástico transparente para as crianças verem como são. Uma criança ou grupo de crianças tenta montar o quebra-cabeça. O brinquedista pode ajudar, se a criança pedir, ou pode ele mesmo montar um deles para elas se interessarem pelo jogo.
Material: cabaça de pescoço, papéis coloridos, lápis de cor, canetas hidrocor, cola, lã ou palha de milho para cabelos, pedaços de pano
Como fazer: cortar a ponta da cabaça e retirar todas as sementes. Criar um rosto na cabaça. Fazer uma luva como mostra a figura. Se quiser, pode criar uma roupa na luva Amarrar a roupa no pescoço da cabaça.
Fantoche de caixa
Material: caixa de papel, lápis ou caneta de cor, pedaços de pano ou papéis coloridos.
Como fazer: marcar o meio de uma caixa, de mais ou menos 15 cm de altura, recortando apenas os lados. Dobrar ao meio, virando a caixa ao contrário. Cobrir e enfeitar a caixa.
De feltro ou espuma
Material: espuma fina, feltro colorido ou pano bem grosso, lã.
Como fazer: cortar dois pedaços de espuma (feltro ou pano) no formato da mão, mas sem dedos, de modo que fique folgada para permitir manipulação. Num dos pedaços, cortar acima do meio, de lado a lado, para fazer a boca; depois cortar o feltro vermelho ou rosa na forma arredondada e costurar nos pedaços cortados formando assim o interior da boca. No centro acima da boca costurar o nariz e fazer os olhos. Costurar então os dois pedaços de
espuma e colocar o cabelo.
De lenço ou pano
Material: lenço ou pano quadrados,lápis de cor, papéis coloridos.
Como fazer: amarrar uma ponta, desenhar ou colar as feições e colocar na mão como mostra o desenho.
De luva de pano
Material: pedaço de pano de cor lisa, caneta hidrocor ou de pintar fazenda, pedaços de cartolina, lã.
Como fazer: fazer um molde do tamanho da mão como mostra a figura. Desenhar o rosto ou cara do bichinho, colocar cabelo ou orelhas.
De rolo de papel higiênico
1. Material: rolos de papel higiênico, cartolina, papéis, canetas e lápis de cor, varetas
Como fazer: desenhar e “vestir” o rolo como mostra o desenho e prender na vareta.
2. Material: rolos de papel higiênico, de papel toalha e outros; cartolina, papéis; canetas e lápis de cor; pedaços de lã, de palha.
Como fazer: pode-se fazer a “família canudo” de diferentes raças (brancos, índigenas, negros) desenhando-se nos rolos de tamanhos variados o rosto de adultos ( pai, mãe, avós e outros) e de crianças. Os rolos podem ser usados na cor natural ou revestidos com papel colorido. Com lã, palha ou papel são feitos os cabelos. Para mexer os fantoches, enfiam-se dois a três dedos dentro deles, fazendo com que se movimentem.
.
De saco de papel
Material: sacos de papel, canetas e lápis de cor, pedaços de papel coloridos, cola.
Como fazer: desenhar ou colar motivos para fazer o rosto de pessoas ou cara de bichinhos. Usar enfiando a mão, como mostram os desenhos.
Variação: no fundo do saco desenhar a cara do boneco até o lábio superior, fazer uma dobra para formar a boca. Colocar a mão dentro do fantoche de modo a fazer o movimento da boca.
De vareta
1. Material: varetas de madeira, pedaços de cartolina ou papelão, sobras de plástico grosso para fazer o rosto de pessoas, caras de bichinhos, meios de transporte. Estes fantoches podem ser feitos também com figuras recortadas de revistas.
Como fazer: desenhar as figuras diretamente na cartolina ou plástico, ou recortar de revistas e colar na cartolina. Depois prender bem na vareta ou pedaço de pau.
2. Material: aproveitar cabeças de bonecos e bonecas, pedaços de pano, varetas.
Como fazer: prender a cabeça na vareta e vestir o boneco(a).
Para pôr nos dedos
1. Material: cartolina ou papelão, canetas e lápis de cor, pedaços de papel coloridos, cola, figuras recortadas.
Como fazer: desenhar ou colar na cartolina cortada como mostra o desenho uma figura e usar nos dedos indicador e médio.
2. Material: caixa de fósforos, de chicletes ou de caldo de carne; lápis ou canetas de cor; cola; pedaços de papel, pano, lã.
Como fazer: pegar a parte de fora da caixa de fósforos ou tirar as abas de um dos lados das caixinhas. Colar um papel ou pano em volta das caixinhas. Pintar as carinhas e fazer cabelos ou orelhas.
Observação: Este fantoche pode ser feito em tamanho maior, utilizando uma caixa de sabão em pó, por exemplo, e ser usado com a mão dentro para movimentar.
3. Material: pedaços de feltro ou de pano colorido, canetas de cor, cola, linha ou lã.
Como fazer: desenhar e recortar do feltro ou do pano as partes do desenho, costurar ou colar para formar o personagem, desenhar ou bordar o rosto.
Sugestão de palcos para o teatro de fantoches
1. caixa sobre a mesa
2. folha inteira de jornal presa em barbante
3. janela como palco
4. no pátio entre duas árvores
5. Num canto da sala
Televisão ou Cineminha
Material: caixa de papelão ou caixote, cabo de vassoura ou pedaço de madeira roliço, papel para desenhar a história, lápis de cor, revistas, pedaço de pano, cola e fita gomada.
Como fazer: as histórias podem ser contadas usando um “cinema ou televisão”. Cortar na caixa ou caixote o espaço para ser a tela da televisão e fazer furos, em cima e em baixo como mostra o desenho, para colocar os cabos de vassoura. Escolher um livro para copiar a história ou criar uma história que retrate o dia-a-dia das crianças ou qualquer outro tema que você goste e ache interessante para as elas. O filme, ou seja, as ilustrações da história devem ser feitos em folhas ou pedaços de papel com tamanho um pouquinho maior que a largura da tela. Para ilustrar, podem ser feitos desenhos ou aproveitar desenhos e fotos de revistas. Cada cena é desenhada ou colada numa folha de papel e as folhas são coladas umas nas outras. Colocar na cena inicial o
nome da história, do autor e de quem ilustrou. Depois, as outras cenas em seqü.ncia até a final. A ultima cena deve ter a palavra FIM para mostrar que terminou. As pontas do filme devem ser reforçadas com uma tira de pano colada ou um mesmo um papel mais grosso. O filme deve ter ambas as pontas presas em um pedaço de cabo de vassoura
com fita gomada ou durex para não soltar. A ponta com a cena inicial deve ser presa no cabo de vassoura da parte de baixo onde o filme vai sendo enrolado à medida que a história vai sendo contada.
Como contar: é melhor que a televisão ou cineminha já esteja com o filme montado antes das crianças chegarem. O brinquedista pode ir lendo num papel a história à medida que vai passando o filme, mas o ideal é que já saiba a história para poder ir contando sem precisar ler o texto.
Álbum seriado
Material: cavalete ou pedaços de papelão. Papel para desenhar a história, lápis de cor, revistas, cola.
Como fazer: as histórias também podem ser contadas usando-se um cavalete. As cenas são feitas em folhas ( semelhante às da televisão),
que vão formar um bloco. Este bloco, com todas as cenas da história
em seqü.ncia, é preso num cavalete ou em duas tábuas ou, ainda, em
pedaços de papelão grosso como mostra o desenho.
Como contar: o brinquedista pode ir lendo num papel a história à
Livros
Material: pedaços de papelão ou cartolina,cola, figuras diversas, lápis de cor, canetas hidrocor, barbante, contact.
Como fazer: arranjar figuras ou desenhar para formar uma história com temas que interessem às crianças até seis anos. Podem criar também livros em que cada página tenha uma figura ou desenho do interesse de bebês ( bichinhos, objetos do dia a dia). Colar a figura ou desenhar em cada página. Escrever a história (no dos bebês pode ter só o nome do que está na página). Se possível, cobrir as páginas com contact ou saco plástico para durar mais. Furar as páginas e amarrá-las com barbante.
Observação: podem ser feitos também livros de pano, desenhando e pintando em cada pedaço de pano a figura (com tinta de fazenda), escrevendo a
história ou os nomes dos desenhos e depois costurando ou amarrando as páginas.
Bilboquê ou biblioquê
Material: uma garrafas plástica, 30 cm de barbante, três tampas de garrafa plásticas, durex colorido, ferro ou panela.
Como fazer: cortar a garrafa na parte do gargalo. Para fazer o acabamento e não ter perigo de alguém se cortar, encostar a parte cortada num ferro morno ou no fundo de panela esquentado e ir virando lentamente a garrafa para a borda ir dobrando para dentro.
Outra maneira é furar com furador perto da borda e passar barbante para fazer um caseado.
Ainda uma outra maneira é envolver o lugar do corte com o durex. Juntar duas tampas de garrafa deixando barbante dentro ou fazer uma bolinha amarrada no barbante e amarrar a outra ponta na tampa que está no gargalo cortado.
Como brincar: Tentar colocar as tampas ou a bolinha dentro do gargalo.
Boliche
Material: Seis a dez garrafas de plástico, bola de meia.
Como fazer: colocar um pouco de areia nas garrafas para dar firmeza e fechar bem.
Como brincar: arrumar as garrafas como está no desenho. Convidar as crianças, uma de cada vez, a jogar a bola para tentar derrubar as garrafas, arremessadas pelo chão. A distância depende da idade das crianças, para as menores ou que não estão acostumadas a jogar a distância deve ser pequena para que tenham mais chance de acertar.
Copo-bol
Material: duas garrafas plásticas cortadas, meia velha, pedaços de pano e sacolas plásticas (tipo supermercado), barbante.
Como fazer: cortar as duas garrafas a aproximadamente 15 cm do gargalo. Fazer o acabamento no lugar do corte como já explicamos no bilboquê.
Fazer uma bola de meia pequena, de aproximadamente 6cm. de diâmetro.
Como brincar: uma pessoa lança a bolinha para a outra, que tentará pegá-la com o copo.
Vai-e-vem
Material: duas garrafas plásticas cortadas a aproximadamente 20 cm do gargalo, cinco metros de corda plástica de varal (dividida em duas partes de 2,5m cada), quatro pegadores de garrafa de amaciante de roupas (ou cortar argolas dos pedaços de garrafa que sobraram, encapando com fita adesiva larga para dar firmeza).
Como fazer: unir as duas garrafas cortadas colocando uma dentro da outra. Passar as cordas por dentro e amarrar nas argolas.
Como brincar: em duplas, segurando as argolas com as mãos, uma criança abre os braços enquanto a outra fecha e vice-versa.
Carrinhos de lata para puxar
1. Material: uma lata que tenha fundo e tampa, do tipo de leite em pó; arame; barbante ou cordão; prego e martelo.
Como fazer: pegar a lata e furar bem no meio do fundo e da tampa para os eixos do carrinho funcionarem perfeitamente. Passar um arame e dobrar as pontas. Amarrar um barbante nas duas pontas.
2. Material: três latinhas de refrigerante ou duas latas do tipo de leite em pó, arame, barbante ou cordão, prego, martelo, sementes.
Como fazer: pegar as latas e furar bem no meio do fundo e da tampa para os eixos do carrinho funcionarem perfeitamente. Enfiar o arame nas latas e torcer as pontas. Quanto mais reto o arame melhor. Podem ser colocadas, com o cuidado de fechar bem, algumas sementes numa das latas para fazer
barulho
Observação: as crianças menores, principalmente, adoram andar puxando esses carrinhos
Pés de lata
Material: duas latas de tamanho médio, dois pedaços de 1.50cm cada de corda fina, fio de nylon ou barbante grosso.
Como fazer: fazer dois furos na parte de cima de cada lata para passar e amarrar bem a corda como mostra o desenho. É bom ter vários pares, pois as crianças gostam de andar juntas.
Barangandão Arco-íris
Material: folha dupla de jornal, tiras de papel crepom de cores diferentes, barbante.
Como fazer: pegar a folha de jornal e dobrar até ficar pequena, com aproximadamente uns 14cm x 4cm. Cortar tiras de papel crepom bem finas, de mais ou menos um metro de comprimento. Fazer um “sanduíche” com o jornal dobrado e as tiras abertas do papel crepon. Prender com fita crepe ou amarrar bem amarrado com um barbante.
Deixar uma ponta grande do barbante para poder girar.
Como brincar: pegar a ponta do barbante, girar várias vezes e jogar para cima.
Brinquedos para fazer bolhas de sabão
1. com arame
Material: pedaço de arame de 20 cm, uma conta ou pedacinho de madeira, barbante, recipiente plástico, detergente líquido, água.
Como fazer: pegar o arame e, em uma das pontas, fazer uma dobra formando um círculo, que deve ser coberto com o barbante. Na outra ponta colocar uma conta ou pedacinho de madeira para que a criança possa segurar melhor. Misturar, no recipiente plástico, mais detergente do que água, sem mexer muito. As crianças vão molhar a parte do arame com o círculo nesta mistura e soprar, com cuidado, para fazer as bolhas.
2. com bambu ou talo de mamoeiro
Material: bambu oco ou talo de mamoeiro, água e detergente ou sabão.
Como fazer e brincar: cortar um pedaço do bambu ou do talo de mamoeiro com aproximadamente 15 cm. Misturar a água com o detergente, sem mexer muito, e molhar uma das pontas do bambu ou talo nela e soprar devagar para fazer as bolhas.
Cata-vento
Material: cartolina ou aproveitar caixas do tipo sabão em pó, pedaço de madeira, pedaço de arame de 12 cm, conta ou botão pequeno, pedaço de canudo de 3 cm, tesoura.
Como fazer: com a cartolina fazer um quadrado de 25cm. Cortar, como mostra o desenho, até 2,5 cm do centro. Depois furar o centro e cada uma das pontas cortadas do pedaço de cartolina. Virar, então, cada uma das pontas furadas até o furo do centro da cartolina. Em seguida, pegar o pedaço de arame e prender a conta numa de suas pontas. Pegar o pedaço de canudo e enfiar no arame, fixando-o através dos pedaços de cartolina dobrada ao pedaço de madeira que também deverá ter um furo numa das pontas. Neste furo amarrar o arame que está com a conta, o canudo e a cartolina, dando a forma de um cata-vento.
Corrupio
Material: tampa de refrigerante, caco de bambu ou botão grande e um cordão ou barbante.
Como fazer: desamassar a tampa do refrigerante deixando-a quase plana. Se for usar caco de bambu arredondar as pontas. A tampinha e o caco precisam ser furados: dois furos no centro com um espaço menor que 1 cm entre eles. Pode usar o botão grande.
Passar o cordão de um lado ao outro do botão, dando depois um nó nas pontas.
Como brincar: Segurar as pontas duplas do cordão, rodar, rodar até que tenha dado bastante “corda”. Então puxar e soltar fazendo movimentos ritmados esticando e afrouxando o cordão para o botão girar.
Cavalinho de pau
Material: pedaços de cabos de vassoura ou canos de PVC finos, pano ou papelão, feltro, barbante ou corda fina, caneta hidrocor.
Como fazer: cortar os cabos ou tubos com mais ou menos 80 cm para ser o corpo do cavalo.Fazer a cara do cavalo de pano enchendo como os bonecos ou fazer com duas partes de papelão coladas, desenhar olhos, nariz, boca e prender no corpo. Com o barbante fazer uma rédea.