Acidentes domésticos podem ser evitados com pequenos cuidados. Óleo quente na frigideira, medicamentos e produtos de limpeza em lugares impróprios, móveis com pontas, pisos escorregadios... tudo isso pode ser causa de acidentes.
Com as crianças, todo cuidado é pouco para evitar acidentes. Produtos aparentemente inofensivos podem se tornar muito perigosos para as crianças. Os principais cuidados devem ser com:
Banho ou afogamento:
Em lugares onde ficam tanques, piscinas descobertas, banheiras, poços de água baldes e bacias os cuidados devem ser redobrados. A criança não pode ser deixada sozinha nesses lugares de jeito nenhum.
Asfixia:
Cobertores pesados e travesseiros representam um real perigo para crianças até um ano. O berço e o cercadinho devem ficar longe de fios soltos, cordas, venezianas e cortinas. Não deixe ao alcance das crianças sacos plásticos e cuidado com o fogo, que pode levar à intoxicação com a fumaça.
Queda:
Não deixe a criança sem assistência sobre móveis, trocador de fraldas, cama, sofá, mesa, janelas e escadas. É preciso colocar grades ou redes de proteção nas janelas. Atenção com cadeiras e sofás próximos às janelas.
Brinquedos e objetos:
Devem ser grandes o suficiente para não serem engolidos, fortes para não serem quebrados e nem terem peças que se soltem, pontas, arestas e tintas solúveis. Não deixa ao alcance da criança objetos cortantes ou pontudos como alfinetes, agulhas, tesouras, facas, estiletes, ferramentas ou objetos pequenos, como botões e moedas, que a criança possa engolir.
Queimaduras:
Não se deve beber líquidos quentes com a criança no colo. Chaleiras, garrafas térmicas, ferro de passar devem ser mantidos longe das crianças. Em tomadas elétricas, coloque um protetor próprio. Atenção com os fios elétricos soltos. A área próxima ao fogão deve ser proibida para as crianças. Os fósforos, velas e isqueiros são perigosos devido ao fascínio que o fogo provoca nas crianças.