1354 comunicacao do bebe cpf

Foto: Carlos Alberto Melo Florián

“O choro é a única forma que o bebê tem para se comunicar quando é pequeno.” É isso mesmo Leani Scheneider Lutz, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Toledo (PR). Por isso, ter paciência e saber que é possível sim, identificar o choro dos pequenos.

“Devagarinho os pais vão conhecendo o seu filho, identificando o choro e vendo os pequenos sinais que ele dá”, lembra Leani. “Então, é muito importante que os pais sempre peguem o bebê no colo, o acariciem e o acalmem, é nesse momento, eles vão descobrir o que está acontecendo. Se o bebê se acalma logo depois que foi pego, significa que era só uma manhã ou que ele queria atenção. Agora, se ele não se acalma de jeito nenhum, é preciso prestar atenção, pois esse pode ser um sinal de uma dorzinha e até mesmo, uma doença”, complementa a coordenadora.

“Sempre falo para as famílias da importância de conversar com o bebê desde o ventre materno. Afinal, o bebê sente tudo e quando conversamos com ele, colocando a mão sobre a barriga, ele entende tudo o que está acontecendo. A fala, os sentimentos da mãe e a conversa sobre os irmãos, pais e toda a família, é compreendida pela criança. E, é por meio da conversa que a criança se acalma e se sente segura, porque ela sabe que tem alguém ali para ajudá-la”, afirma Leani.

 

Dra. Zilda

A criança precisa de carinho, paciência, muito amor e cuidados físicos. Os pais devem ficar bem calmos quando ela chora, pega a criança no colo, falar e cantar. Tudo com amor, pra deixar a criança calma.

Papa Francisco

“Se Cristo tivesse tido esse tipo de compaixão, seria simplesmente passado, teria curado três ou quatro pessoas e teria voltado ao Pai. Somente quanto Cristo foi capaz de chorar compreendeu o que acontecia nas nossas vidas”.

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

O bem estar é essencial para uma vida saudável e com o objetivo de promover o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela ONU, os voluntários da Pastoral da Criança levam informações e orientações para as famílias.