Em defesa das crianças e adolescentes
Peregrinação na Arquidiocese de São Paulo é organizada pela Pastoral da Criança e pela Pastoral do Menor
“Eu queria que todas as crianças fossem felizes”. A frase dita por Ana Luiza Rodrigues, de apenas 5 anos, resume o desejo de duas pastorais: a da Criança e a do Menor. Elas se uniram para realizar a Peregrinação da Criança e do Adolescente, no dia 27 de junho, na Catedral da Sé. Crianças, adolescentes e voluntários das diferentes regiões episcopais – Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana, Sé – reuniram-se para celebrar a vida e pedir paz.
Na Praça da Sé, crianças, adolescentes e adultos cantaram e brincaram animados por brinquedistas da Pastoral da Criança. Depois todos foram em procissão para a catedral, onde o cardeal Dom Odilo Scherer celebrou a missa. Na entrada, a menina Ana Luiza e Pedro de Souza Macharelli, de 10 anos, levaram a imagem de São Paulo, lembrando o encerramento do ano Paulino.
As crianças também levavam consigo alguns sonhos. “Eu queria que nenhuma criança ficasse com fome”, revela Pedro à reportagem. “E que as mães não batessem nas crianças”, completa Ana Luiza. Pedro, na sabedoria de criança, finaliza: “E que os pais não colocassem as crianças na rua para vender balas”.
No ofertório, os sonhos entraram em forma de símbolos. Crianças levaram brinquedos artesanais, ursos e bonecas. A mãe grávida ofertava seu filho assim como a família unida entrava e mostrava a todos da Catedral a força do amor. A Pastoral da Criança também levou os materiais usados no seu trabalho: Laços de Amor – cartões informativos direcionados a gestantes e o Guia do Líder – que fala da saúde da criança e orienta a atuação dos voluntários.
“Foi uma celebração de alegria para as nossas comunidades. A intenção foi celebrar a vida, a esperança e a paz”, afirma a coordenadora da Pastoral da Criança, Maria do Rosário. “A Pastoral do Menor e a Pastoral da Criança querem mostrar para todos que as crianças e os adolescentes são sinais de amor e paz”, completa a coordenadora da Pastoral do Menor, Sueli Camargo.
Das crianças é o Reino de Deus
Em sua homilia, o cardeal Dom Odilo Scherer falou de São Paulo e São Pedro. O primeiro, o mestre dos cristãos, que aprendeu o evangelho de Jesus e queria que todos conhecessem. O segundo, o grande apóstolo, que foi escolhido por Cristo como chefe para que a Igreja que nascia permanecesse unida.
Mas Dom Odilo também falou sobre as crianças. “O Reino de Deus se parece com elas e como Jesus disse quem não se parecer com as crianças não ganhará o Reino de Deus”, disse o cardeal.
Ainda lembrou a importância do trabalho da Pastoral da Criança, da Pastoral do Menor e do Amparo Maternal. “Me alegro em receber essa peregrinação. A Pastoral da Criança faz tanto bem às gestantes e às mães e seus pequenos filhos, trabalhando para que as crianças nasçam e cresçam com saúde. Parabéns aos voluntários que fazem tantas coisas boas. Também quero agradecer à Pastoral do Menor, que acompanha crianças e jovens em situação de risco”, afirmou Dom Odilo Scherer.
O cardeal também aproveitou a celebração para manifestar sua preocupação em relação à exploração sexual das crianças e adolescentes, ao trabalho infantil e às drogas. “Quem faz mal às crianças terá que se explicar diante de Deus”, alertou.
Por: Cristiane Reimberg – Assessora de comunicação da Pastoral da Criança/SP
Publicado em: 01/07/09
Dra. Zilda Arns participa de conferência do Rotary em Maringá
A médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, estará em Maringá no próximo final de semana, quando irá participar da 51ª Conferência Distrital do Rotary Club, “Conferência da Criança”, nos dias 29, 30 e 31 de maio no Teatro Calil Haddad.
O evento envolverá cerca de 70 clubes do distrito 4.630 e terá como tema “Realizemos os sonhos das Crianças”. Um dos destaques da conferência será a palestra com o título “O Mundo Precisa de Solidariedade”, proferida pela Dra. Zilda Arns. A palestra será realizada no sábado, dia 30, às 9 horas.
Dra. Zilda encerra suas atividades em Maringá ainda no sábado, quando irá participar de um almoço com as coordenadoras de área, líderes voluntárias da comunidade e com as líderes da Pastoral da Pessoa Idosa. O almoço será servido às 12 horas na Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Alvorada, local onde foi implantada a Pastoral da Criança na região da arquidiocese de Maringá em 1987. O almoço contará também com a presença do arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti e outras autoridades civis e eclesiais.
Mais informações: Leilane Rodrigues Garnica Wesselovicz (Leila)
Coordenadora da Arquidiocesana de Maringá
Telefone: (44) 3227 9912
Por: Noel Bezerra Guimarães – Assessoria de Comunicação Social - Maringá
Publicado em: 27/05/2009