O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. Quanto ao peso de nascimento, denomina-se os bebês com menos de 2kg como baixo peso; muito baixo peso os com menos de 1,5kg; e extremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.
O bebê prematuro geralmente tem:
• baixo peso ao nascer; pele fina, brilhante e rosada
• veias visíveis
• pouca gordura sob a pele
• pouco cabelo
• orelhas finas e moles
• cabeça desproporcionalmente maior do que o corpo
• musculatura fraca e pouca atividade corporal
• poucos reflexos de sucção e deglutição.
O que causa o nascimento prematuro do bebê? As razões mais comuns para o bebê nascer antes do tempo são: rompimento da bolsa amniótica; o colo uterino não consegue suportar o peso da gravidez, abrindo-se antes do tempo; as infecções urinárias; descolamento da placenta; hipertensão crônica; pré-eclampsia (aumento da pressão arterial e presença de proteína na urina); doenças crônicas (tuberculose, sífilis, HIV, etc.); malformações fetais; gestação múltipla; diabetes; alterações de tireóide; infecções congênitas (toxoplasmose, citomegalovírus, uso de bebidas alcoólicas e drogas estão entre as causas comuns de prematuridade. Em alguns casos, as cesárias pré-agendadas.
Como cuidar das infecçãoes urinárias? As gestantes devem ficar atentas ao primeiro trimestre da gestação, período que normalmente aparecem os sintomas dessa alteração. As infecções podem ocorrer pela presença de glicose na urina da mulher grávida, que aumenta devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período, deixando a uretra um ambiente mais propício à proliferação de bactérias. Temos que lembrar também que durante a gestação a resistência da mulher fica mais baixa, sendo mais fácil o ataque de qualquer micro-organismo. As toxinas liberadas pelas bactérias desse tipo mais grave de infecção urinária podem causar contrações do útero, levando ao trabalho de parto prematuro, abortamentos, hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe quando a infecção se torna severa e generalizada.
Como a gestante pode evitar as infecções urinárias? Fazer o pré-natal e os exames de urina de três em três meses, diagnosticando a infecção urinária o mais cedo possível. Existem algumas medidas que a gestante deve realizar para prevenção da infecção urinária, como beber bastante líquido durante todo o dia. Outra recomendação é ir ao banheiro com frequência, não segurando a urina quando a vontade vier. É fundamental que a mamãe cuide bem de sua higiene pessoal, passando o papel higiênico de frente para trás.
E o cigarro? O cigarro potencializa o risco de abortamentos, diminuição do fluxo sanguíneo para o bebê (que recebe menos nutrientes e oxigênio), baixo peso ao nascer e complicações respiratórias, já que os pulmões se desenvolvem menos. Mulheres grávidas que fumam levam as substâncias tóxicas do cigarro para o seu bebê através do cordão umbilical. O que acontece normalmente é que quando a mamãe se descobre grávida, o cigarro ainda faz parte da sua vida. Nessa fase de largar temporariamente o cigarro surge uma dúvida: quanto o cigarro pode ter prejudicado o desenvolvimento do bebê? O ideal é parar de fumar mesmo sem que haja uma gravidez.
Como a gestante pode se prevenir para não ter um parto prematuro? Ter o acompanhamento pré-natal é um ótimo instrumento para controlar os fatores de risco envolvidos em uma gravidez. Além disso, a interrupção de hábitos como o tabagismo e o uso de drogas é de extrema importância.
Regina Reinaldin
Enfermeira – Coordenação Nacional