1- Faça pratos pequenos
o bebê tem estomago pequeno, por isso a quantidade de comida também deve ser pequena. Não force ele a comer a quantidade que você acha apropriada. Caso ele não queira comer, espere meia hora e ofereça novamente. Se mesmo assim ele não comer, não ofereça outras alimentos no intervalo entre as refeições e adiante um pouco a próxima refeição.
2- Invista em ingredientes variados
A papinha do bebê precisa ter os três grupos alimentares, os construtores (carnes de boi, frango, peixe, feijão, ervilhas, proteínas), energéticos (arroz, macarrão, batata, carboidratos em geral) e reguladores (legumes, verduras, fibras)
3- Evite alimentos que não são nutritivos
Açúcar, frituras, enlatados, refrigerantes, balas, salgadinhos e outros alimentos com alta concentração de gorduras devem ser evitados, principalmente nos dois primeiros anos.
4- Atenção na consistência da papinha
A papinha do bebê deve ter uma consistência pastosa. Nunca passe a papinha pelo liquidificador ou processador, esmague os alimentos com um garfo e aos poucos vá deixando pedaços maiores, para incentivar a mastigação do bebê.
5- A família toda deve comer direito
Os pais são exemplo para os filhos e na alimentação não é diferente. Toda a família deve ter o hábito de comer frutas e legumes.
6- Comida de criança tem que ser gostosa
Capriche nos temperos naturais na hora de preparar a papinha. Escolha alimentos frescos, da sua região e da safra. Diminua o sal usando temperos como salsinha, cebolinha e manjericão.
7- Tenha uma rotina e horários
Também na hora da alimentação é necessário criar uma rotina, respeitando os horários. Com isso a criança começa a entender o seu metabolismo, o que é ter fome e o que é estar saciada.
8- Faça pelo menos uma refeição com seu filho
Fazer a refeição com seu filho ajuda ela a associar o momento de comer com um momento de prazer e a estimula a ter hábitos mais saudáveis.
9- Desligue a TV na hora da refeição
O hábito de comer na frente da televisão pode fazer com que a criança não preste atenção no alimento e na sua saciedade, correndo o risco de comer a mais, sem precisar.
10- Organize sua vida para fazer a alimentação
Fazer a alimentação das crianças em casa é mais saudável e mais econômico. Organize a rotina da família e faça um cardápio para a semana. Você pode fazer a papinha diariamente ou uma vez por semana e congelar.
SAIBA MAIS
|