leite maternoO Aleitamento materno é o símbolo da capacidade do ser humano produzir um alimento de qualidade que cobre todas as necessidades nutricionais do bebê.

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, tanto para mãe quanto para o filho: reforça a troca de carinho entre mãe e bebê, previne o câncer de mama na mulher, reduz a mortalidade infantil por infecções, diminui o risco de diarreia, ajuda o nascimento e alinhamento correto dos dentes do bebê, reduz o risco de obesidade na criança, entre outros.

O colostro, que é o primeiro leite produzido (até o 7º dia, em média) de cor amarelada, possui muitos anticorpos, proteínas que ajudam a proteger o bebê de doenças e alergias. Além disso, ele é rico em vitaminas A e E. Já o leite maduro é rico em ferro, cálcio e gordura.

Várias pesquisas mostram que até os 6 meses de idade o leite materno é o único alimento de que o bebê precisa, pois possui todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Ou seja, a mãe não precisa dar água, chás, sucos ou outro tipo de leite para seu filho. A isso damos o nome de aleitamento materno exclusivo.

Você pode encontrar mais informações em:

Tema semanal - Amamentação um ato de amor!

Paula Pizzato e Márcia Moscatelli de Almeida • Nutricionistas da Coordenação Nacional

Foto: Hector Landaeta