bebe chorandoLogo que nasce, se estiver tudo bem, o bebê precisa ser alimentado para saciar sua fome, que é sem sombra de dúvida, o maior desconforto para um bebê saudável. O melhor alimento para o bebê é o leite materno, pois é feito naturalmente para ele e contém tudo o que um bebê precisa até os seis meses de idade.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
834 - "Incômodo nos bebês"


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Boa pega

Ao amamentar o bebê no peito, é preciso promover a “boa pega”, que além de evitar o seio empedrado ou com rachaduras na mãe, evita que o bebê engula muito ar entre as sugadas de leite. Alguns bebês também mamam sem um intervalo regular para respirar. Esses dois fatores podem causar gases, soluços ou deixar a barriga do bebê muito cheia.

Soluço

O soluço normalmente aparece porque o bebê engole muito ar e seu sistema nervoso ainda não está maduro para controlar de maneira adequada o músculo diafragma (músculo envolvido na respiração, que separa o peito da barriga). O soluço não causa dor no bebê. Para diminuí-lo coloque o bebê para arrotar depois das mamadas. Os soluços tendem a melhorar até os seis meses de idade. Dar susto no bebê não faz o soluço desaparecer.

Cólicas

As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento, principalmente depois dos 15 dias, seguindo até os três meses de vida. Normalmente ocorrem no mesmo horário, o bebê chora e não há nada que o acalme. Não é fome, pois ele acabou de mamar e não aceita o peito, não é fralda suja, já que acabou de tomar banho.

A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que o intestino se contraia e relaxe sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

Além de alimentar o bebê numa posição inclinada e colocá-lo para arrotar, há outras maneiras para diminuir a dor causada pela cólica:

• Fazer ginástica com as perninhas do bebê como se ele estivesse "pedalando" e massagear sua barriga com as mãos aquecidas, com movimentos circulares durante 2 minutos;
• Caminhar com o bebê apoiando sua barriga no braço da mãe;
• Dar um banho morno;
• Procurar manter o ambiente calmo e quieto enquanto alimenta o bebê ou nos horários mais frequentes da cólica;
• Descobrir formas de confortar o bebê, pois cada um tem seu jeito próprio, se sente seguro e amado do seu jeito.

Foto: Matt Williams