amamentandoA amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses de vida do bebê, e se possível até os dois anos junto com outros alimentos, é importantíssima para o seu desenvolvimento e crescimento.  Veja alguns motivos que podem ajudar as mamães que ainda têm dúvidas sobre amamentação.

Programa de Rádio problemas frequentes na amamentação

          É importante lembrar que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o poder público, as instituições e os empregadores devem oferecer condições adequadas ao aleitamento materno para todas as mulheres. Isso significa que as mulheres que trabalham fora têm direito a amamentar seus filhos, mesmo nas horas em que estão trabalhando.

1 - O aleitamento materno tem substancias que protegem o bebê contra doenças como: diarreia, pneumonia, resfriados, infecções de ouvido e garganta, bronquite, alergias e muitas outras doenças.

2 - Previne também doenças degenerativas na idade adulta como: hipertensão arterial, arteriosclerose e diabetes.

3 - Aumenta os laços afetivos entre a mãe e a criança. Ajuda a diminuir o sangramento da mãe após o parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal e ao seu peso anterior.

4 - Diminui o risco de câncer de mama e ovário, além de ser prático e econômico.

5 - A criança que não recebe o leite materno pode adoecer com mais facilidade, tem maior chance de ser um adulto obeso e com diabetes.

6 - As crianças amamentadas exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida têm menores taxas de prevalência de asma, rinite e eczema.

7 - Trabalhos científicos demostram que as crianças amamentadas são mais inteligentes, desenvolvem melhor a visão e têm crescimento mais harmonioso.

Fonte: Revista Mamãe e Bebê