1682 entrevista erika tonelli cuidados com a saude e a seguranca das criancas nas ferias

 Acervo da Pastoral da Criança

Sabemos que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e que são essenciais para o futuro da humanidade. Pensando nisso, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, escolheu como tema do Dia Mundial da Água no Brasil em 2024: “Água nos Une, o Clima nos Move”. Infelizmente, a mudança climática afeta sobretudo grupos vulneráveis com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças.

Com a série de doenças que vêm com a falta de saneamento básico e que geram várias internações, principalmente nas crianças, a Pastoral da Criança e o Instituto Trata Brasil chamam a atenção para a importância deste bem precioso para a vida e trabalham a fim de mudar esta difícil realidade.

ENTREVISTA COM: Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil.

O que se entende por saneamento básico?

1682 entrevistado erika tonelli cuidados com a saude e a seguranca das criancas nas ferias

Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil.

O saneamento básico é a união de 4 vertentes de infraestrutura: uma delas é o acesso à água potável. A outra é a coleta e tratamento dos esgotos. Sendo assim, a água potável que a gente consome na nossa casa, o resíduo que a gente gera lavando roupa, no vaso sanitário, na torneira, na pia, no banho, toda essa água se transforma em esgoto que precisa ser tratado para depois voltar para a natureza. E as outras duas vertentes do saneamento básico são: a drenagem, que é a gestão das águas das chuvas; e a coleta de lixo e tratamento desse lixo.

Como a falta de saneamento básico afeta a vida das pessoas, principalmente das crianças?

A falta de saneamento básico afeta diretamente a vida das pessoas, principalmente das crianças, porque quando a gente ingere uma água que está fora dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Isto é, uma água que não é uma água tratada, ou quando a gente tem contato com o esgoto que não é tratado, transmite doenças que podem nos contaminar: dengue, esquistossomose, leptospirose, a própria diarreia, lombriga, doenças ginecológicas, quando a gente não tem água para fazer higiene íntima, doenças bucais. Então, existe uma série de doenças que vêm com a falta de saneamento básico e que geram várias internações, principalmente nas crianças.

Que consequências a falta de saneamento básico causa no desenvolvimento infantil?

Pelo fato de as crianças ficarem muito mais doentes quando não se tem acesso ao saneamento básico, essas crianças têm o seu desenvolvimento intelectual e físico comprometido. São crianças que acabam se desestimulando na aprendizagem escolar, faltando muito mais à aula e isso compromete a escolaridade média dessas crianças e o futuro dessas crianças.

Quais são as principais políticas públicas que lidam com a água e o saneamento básico no Brasil?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1695 - 18/03/2024 - Dia Mundial da Água

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Nós temos a Política Nacional de Recursos Hídricos que faz toda a gestão dos recursos hídricos dos rios do nosso país. Nós temos o Marco Legal do Saneamento Básico que é essa lei que estipula as metas para a universalização do acesso ao saneamento básico. E nós temos também diversas normas regulamentadoras, editadas pela Agência Nacional de Água e Saneamento para a operação dos serviços de saneamento básico, e muitas políticas estaduais de recursos hídricos também e políticas municipais que trazem também características mais locais em relação à gestão do saneamento básico.

O que é o Instituto Trata Brasil e quais são seus objetivos?

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que foi criada no ano de 2007 que tem como objetivo fomentar o avanço do acesso à água e à coleta e tratamento de esgoto e à proteção dos recursos hídricos do nosso país. Nosso objetivo é fazer com que todos os cidadãos do nosso país tenham acesso ao saneamento básico e cobrar dos decisores públicos o avanço em relação a esse tema.

 

Leia a entrevista na íntegra

Programa de Rádio 1695 - 18/03/2024 - Dia Mundial da Água  

 

66º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegura a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

O trabalho da Pastoral da Criança, os projetos dos quais participa junto com o Instituto Trata Brasil e o envolvimento dos voluntários nas comunidades em que atuam, colaboram para o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), orientando sobre o cuidado e a responsabilidade de cada um para que tenhamos um mundo saudável, onde a água esteja à disposição de todos como fonte de vida e de saúde.

 

Dra. Zilda

“Que o bálsamo do dever cumprido nunca lhe falte e lhe faça muito feliz."

Papa Francisco

“Reconhecemos nós que as coisas não andam bem, quando o solo, a água, o ar e todos os seres da criação estão sob ameaça constante? Então digamo-lo sem medo: precisamos e queremos uma mudança”.