O período logo após o parto (pós-parto) chama-se puerpério ou resguardo e dura cerca de 40 dias.
A mãe já pode tomar banho e lavar os cabelos no mesmo dia do parto.
Após o nascimento do bebê, a mulher apresenta um corrimento vaginal parecido com a menstruação, que vai diminuindo lentamente. É importante manter a higiene. Se esse corrimento aumentar, tiver mau cheiro, coágulos ou secreção com pus, é preciso procurar o serviço de saúde, pois pode ser sinal de infecção.
No puerpério o intestino costuma ficar mais lento e acumular gases. A mãe deve se movimentar, cuidar da alimentação e tomar bastante líquido. A mãe não deve sair do hospital ou da casa de parto se tiver problemas para urinar ou evacuar. Caso não tenha tido o bebê em hospital ou casa de parto, é necessário procurar o serviço de saúde o quanto antes.
Líder, a mãe deve receber cuidados do serviço de saúde no período depois do parto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda:
- Pelo menos três consultas no serviço de saúde são recomendadas para todas as mães e recém-nascidos:
- no 3º dia pós-parto;
- entre 7 e 14 dias após o nascimento;
- seis semanas após o nascimento.
- Se o parto foi em casa, o primeiro contato com o serviço de saúde deve ser o mais cedo possível, de preferência dentro de 24 horas do nascimento.
A OMS também recomenda que a mãe deve tomar suplemento de ferro e ácido fólico até três meses após o parto. Líder, veja como o serviço de saúde do seu país atende as mães no pós-parto: