A gestação é um momento especial. É importante que a mulher continue a se cuidar e se achar bonita nessa fase de sua vida.

Líder, algumas dicas ajudam a orientar as gestantes:

  • O banho em água corrente é melhor: pode ser de bica, chuveiro ou caneca.
  • O banho com a mulher sentada na bacia ou as duchas dentro da vagina não são recomendados, pois levam micróbios da vagina para o útero, onde fica o bebê.
  • Lavar a cabeça não faz mal para a gestante.
  • Roupas limpas e confortáveis ajudam na sensação de bem-estar.
  • Meias com elástico apertado podem impedir a circulação do sangue e causar varizes.
  • O melhor sapato é aquele com solado que não escorrega, para evitar quedas.

Saúde da boca

A gravidez não causa cárie, mas ela pode aparecer quando se aumenta o consumo de alimentos com açúcar e quando se escova pouco os dentes. Por outro lado, devido a variação dos níveis hormonais, as gengivas da gestante podem ficar mais sensíveis e resultar na gengivite (sangramento da gengiva). 

Para prevenir esses problemas é importante a gestante fazer acompanhamento com um dentista e, caso necessário, fazer tratamento. O melhor período para a gestante fazer tratamento dentário é entre o quarto e o sexto mês de gravidez, por isso é importante que a gestante vá ao dentista ainda no início da gestação.

Veja como funciona o atendimento com dentista em seu país:

 
Guiné Bissau
 
 
 
Moçambique
 
 


É preciso manter a higiene diária da boca com muito cuidado, usando fio ou fita dental, escova macia e creme dental. Líder, oriente a gestante a escovar os dentes da seguinte maneira:

  • Faça movimentos circulares; ou
  • Escove na direção em que os dentes crescem.   

Os dentes de cima são escovados antes dos dentes de baixo, seguindo sempre a mesma seqüência, para não esquecer de escovar nenhum dente. Veja as fotos abaixo:






Os dentes inferiores são escovados de baixo para cima.





O lado de fora dos dentes (perto da bochecha) e o lado de dentro dos dentes (perto da língua) são escovados primeiro com movimentos circulares e, para completar, com movimentos de varredura. 






Na parte em que os dentes de cima encostam nos dentes de baixo, a escovação é feita com movimentos de vai-e-vem. E é importante escovar com cuidado os dentes do fundo da boca e escovar também a língua.


Fio dental

O fio dental ajuda a remover a placa bacteriana que a escova não consegue tirar. 


O fio dental deve ser passado entre o dente e a gengiva, devagar e delicadamente, para não ferir a gengiva. Em alguns casos ela pode sangrar, mas é importante continuar passando o fio dental diariamente.

Líder, você pode ensinar a gestante e a família a preparar um fio dental caseiro, usando um pedaço de linha de carretel número dez passada em parafina ou cera de abelha. Outro material que pode ser usado é a ráfia transparente das embalagens, desde que esteja bem limpa. Até uma tirinha de sacola plástica ou de pacote de leite pode ser usada como fio dental.

Você está aqui: