Dores nas costas e cansaço
Nos últimos meses de gravidez, a gestante fica mais cansada e com dor nas costas, por conta da posição da coluna. A dor na parte de baixo da barriga é causada pelo peso do bebê no útero. Para aliviar esses desconfortos, ela precisa descansar, com as pernas um pouco elevadas, várias vezes ao dia.
Dificuldade para dormir e preocupação
Às vezes é difícil para a gestante achar uma posição confortável para dormir por causa do tamanho da barriga. É bom orientá-la a se deitar virada para o lado esquerdo e colocar travesseiros entres os joelhos e na barriga, como apoio para diminuir o desconforto. Quando o sono também é atrapalhado pela preocupação com a hora do parto, ela deve respirar lenta e profundamente antes de dormir para relaxar e melhorar o sono.
Líder, você pode orientar a gestante a conversar sobre suas angústias com o companheiro, a família ou com você, pois isso geralmente ajuda a diminuir as preocupações.
Sensação de estufamento na barriga
A sensação de estufamento na barriga costuma aparecer após as refeições. Líder, nesse caso, oriente a gestante a não tomar líquidos durante as refeições, a comer pouco e com mais frequência, e a modificar o preparo dos alimentos, tornando-os mais líquidos ou pastosos. Assim a digestão fica mais fácil.
Se a gestante não sentir o bebê se mexendo dentro da barriga ou se o bebê se agitar muito, por mais de meia hora, deve-se procurar o hospital imediatamente.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia da gestação aos 6 anos
- >
- A gestante no 3º trimestre de gravidez
- >
- Queixas mais comuns (3º trimestre)
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder reduzido (Pastoral Internacional)
- >
- 6ª etapa - A gestante no 3º trimestre de gravidez
- >
- Queixas mais comuns (3º trimestre)