ROTEIRO PARA OS CAPACITADORES DE MISSÃO e-PAROQUIAL
É importante que seja capacitada uma equipe paroquial, composta pelo coordenador, capacitadores, pessoas da equipe paroquial e também líderes.
O coordenador da Paróquia recebe o e-material assim que é cadastrado seu mandato no Sistema de Informações da Pastoral da Criança.
Para a equipe ter acesso ao material do e-Paroquial, enviar um e-Correio para o Paulinho da coordenação nacional com o nome completo de cada participante. Pode-se também pedir isso através do botão apoio do sistema de informação.
Como sugestão para a escolha dos líderes, pode usar como base o uso regular do aplicativo e a realização das e-capacitações. Ou escolher líderes que são bem atuantes, mas que ainda não fizeram uso dos recursos que o aplicativo oferece.
O e-Paroquial está dividido em 5 etapas, contendo 3 níveis: básico, complementar e opcional. Como os demais materiais das e-Capacitações, é necessário realizar as avaliações para poder avançar de nível.
Segue uma sugestão de como os encontros podem ser divididos:
1° ENCONTRO
Boas vindas e apresentação dos participantes, momento para conhecer a equipe, saber a história de missão na Pastoral da Criança e etc.
A partir da realidade e história de cada um, seguir o encontro com a oração inicial e posteriormente trabalhar os sequintes tópicos da introdução:
- Mensagem de acolhimento aos coordenadores e sua equipe.
- Ambientação ao e-Paroquial: Explicar como funciona o aplicativo em caso de dúvidas e como será a capacitação utilizando o e-Paroquial.
- Missão da equipe paroquial: Após a leitura, fazer a avaliação.
Agendar o segundo encontro e indicar as leituras para estudo e definir quem ficará responsável pela oração inicial do próximo encontro.
2° ENCONTRO
- Etapa do VER: Iniciar com a oração: 1°passo de Emaús a partir da realidade. Fazer a relação da leitura evangélica com atual realidade da paróquia, utilizando os dados da TELA INICIAL no Novo Sistema de Informação (NSI) e concluir com o treino.
- 2°Etapa A - JULGAR: Iniciar esta etapa refletindo sobre o 2° passo do Evangelho de Emaús. É importante realizar bem esse momento para que os participantes sintam-se animados, fortalecidos e motivados a realizar sua missão. Sugerimos a leitura interativa dos tópicos: Documentos da Igreja, Objetivo e Documentos da Pastoral da Criança, esclarecendo as dúvidas que surgirem.
Não esquecer de realizar o treino para liberar o acesso ao material complementar.
Continuar com o estudo do conteúdo complementar. Ao final, indicar leitura do conteúdo opcional no intervalo até o próximo encontro. E também dos tópicos da 2° Etapa B.
3° ENCONTRO
- 2°Etapa B - Missão dos líderes e coordenadores: Nesta etapa refletir sobre o 3° passo dos discípulos de Emaús, relacionando com a missão da Pastoral da Criança. Tirar dúvidas sobre os conteúdos lidos durante a semana e fazer a leitura da missão do líder analisando e comentando as características.
Continuar o estudo falando sobre missão do coord. paroquial e equipe, de área, dando ênfase onde houver necessidade/dúvidas.
4º ENCONTRO
- 2° Etapa C - RECURSOS: fazer o estudo da parte básica, esclarecendo sobre os tipos de recursos e prestações de contas. Apresentar no e-Sistema de Informação como acessar o correio e as prestações de contas das paróquias. Mostrar um modelo de prestação de contas de ramo já montada, destacando os tipos de gastos para cumprir a missão da Pastoral da Criança.
Após a avaliação, seguir para a parte complementar, orientado sobre o uso do CNPJ e apresentar o planejamento geral das ações, explicando o passo a passo.
Sugestão de tarefa: Elaborar um plano de ação para apresentar no próximo encontro.
5° ENCONTRO
Iniciar o encontro com o Agir, a oração ficará para o momento do avaliar.
- 3° Etapa AGIR: Partilhar sobre a importância do agir do coordenador e equipe, Capacitações e Formação Contínua. Também apresentar o plano de ação elaborado.
Sugestão: Combinar com os participantes o dia e hora para o envio.
6° ENCONTRO
- 4° Etapa AVALIAR: Fazer a oração refletindo sobre o 4° passo de Emaús. Seguir o estudo do conteúdo relacionado ao avaliar, não esquecendo dos treinos e avaliações das etapas.
- 5° Etapa CELEBRAR: Realizar a celebração de envio e ao final pedir aos participantes que façam os treinos e a avaliação que estão no material.
Dicas:
- Fazer também um momento de avaliação sobre a capacitação, pontos positivos, sugestões de aspectos a melhorar e etc.
- Combinar com a equipe para fazer um encontro presencial (quando for possível), para retomar o plano de ação, tirar dúvidas sobre a prestação de contas e outros assuntos da capacitação.
- Não sendo possível ter momento presencial, o capacitador pode combinar com cada coordenador e pessoa da equipe para juntos fazerem a primeira prestação de contas. O mesmo pode ser feito com o plano de ação.
- Para que o capacitador acompanhe o avanço dos participantes na capacitação, sugerimos fazer a consulta no novo sistema de informação, através do link a seguir:
Para consulta pessoa - clique aqui
- e-Capacitação
- >
- e-Coordenador Paroquial
- >
- Introdução
- >
- Orientações para os Capacitadores