A Pastoral da Saúde tem por objetivo “a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde, nas dimensões solidária, comunitária e político-institucional.” (Artigo 2º do Estatuto).

A dimensão Solidária, vivência a presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade, além de visar atender a pessoa integralmente na questão física, psíquica, social e espiritual. A dimensão Comunitária, atua na promoção, prevenção e educação para a saúde, promovendo debates, palestras, encontros educativos sobre prevenção de doenças, práticas integrativas complementares, alimentação adequada, saneamento básico e higiene. A dimensão Político-institucional atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área de saúde, para que haja reflexão bioética e de humanização, formação ética e uma política de saúde acessível e responsável, participando ainda, das instâncias colegiadas do Controle Social na Saúde Pública.

A Pastoral da Criança, por sua vez, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).

É comungando desses objetivos, que a Pastoral da Saúde do Regional da CNBB Sul 1 (Estado de São Paulo), se junta à Pastoral da Criança para contribuir na busca de soluções para as demandas das comunidades com relação à baixa qualidade dos serviços de saúde.

Os agentes da Pastoral da Saúde estão se capacitando para atuar como Articulador de Saúde através do aplicativo da pastoral da criança + gestante da Criança. Receberão as notificações no correio do aplicativo sobre a falta de insumos ou sobre atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir das informações registradas pelos líderes durante a visita domiciliar às famílias acompanhadas.

Com base nas notificações, os articuladores da Pastoral da Criança e da Pastoral Saúde unem forças em torno do controle social para garantir os direitos à saúde das crianças e das gestantes e junto ao Conselho de Saúde do município, contando também com o apoio dos conselheiros da Pastoral da Saúde.

Você está aqui: