Agora esta é a nova forma de capacitar o articulador de saúde, pelo e-articulador, em tempos de isolamento social. Transformamos o conteúdo em uma versão eletrônica, nosso objetivo é dar maior alcance à capacitação de novos articuladores, diminuindo o tempo da capacitação. 

Para facilitar dividimos em básico e complementar.

Básico: conteúdo obrigatório para o articulador começar sua missão.

Complementar: conteúdo que vai ajudar o articulador a aprofundar os conhecimentos.

Encontros Virtuais para tirar dúvidas, patilhar experiências 

Realizar 2 encontros


Acolhida, espiritualidade,apresentação, objetivo da capacitação, App visita, Estudo da Morte.

2º  Tirar dúvidas após estudo pelo aplicativo, Preenchimento da FAC  Carta de apresentação do Articulador.

Como realizar:

Para antes dos encontros:

Pedir para cada participantes Baixar o Aplicativo Visita Domiciliar (lembrando que tem que ter feito o guia do líder ou o e-guia)

O capacitador  visualizar pelo sistema se a pessoa que irá se capacitar realizou as avaliações antes dos encontros.

Importante para visualizar o material do e-articulador, no aplicativo.

1) Enviar os nomes completos,  e-mail de cada participante, para coordenação nacional com  antecedência para a liberação do material e-articulador (10 dias).                                                        Pelo whatsapp 41 988863-0411 ,com nome da diocese,  nome completo do capacitor e data do primeiro encontro (virtual/presencial). 

Explique para os participantes que terão que estudar pelo aplicativo as  etapas, realizar os treinos e avaliações, para que nos encontros possam  tirem as dúvidas.

1º Encontro

Acolhida

Acolher os participantes. Agradecer pela disponibilidade. Verificar se existe algo relacionado com o encontro que precisa ser resolvido e disponibilizar informações sobre e, época de pandemia sobre plataforma usar  e os horários.

Espiritualidade

Utilizar espiritualidade de costume, e a depender dos participantes de forma inter religiosa ou ecumênica, e organizar a leitura do Evangelho de João 6, 1-15. Reservar um tempo para que as pessoas expressem o que significa esta passagem bíblica e informar queeste texto é o “fio condutor” do encontro.

Apresentação dos participantes

Organizar uma dinâmica de apresentação que facilite a identificação de cada pessoa e o seu envolvimento com a Pastoral da Criança.

Objetivos da Capacitação

Objetivo Geral do encontro: Capacitar voluntários da Pastoral da Criança na ação Articuladores junto ao Conselho de Saúde

Dúvidas

Este momento os articuladores podem tirar as dúvidas das  etapas estudadas pelo aplicativo e as  avaliações que realizaram.

2º Encontro

Dúvidas

Este momento os articuladores podem tirar as dúvidas das  etapas estudadas pelo aplicativo e as  avaliações que realizaram.

Estudo da Morte

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O MÉTODO

VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR E CELEBRAR

O método VER, JULGAR, AGIR AVALIAR e CELEBRAR tem por objetivo despertar o senso crítico, a capacidade de perceber a realidade e superar o que denominamos de

uma visão ingênua de mundo. A grande eficácia do método é que ele aprofunda o estudo das causas. Por isso, com ajuda do método é possível saber o POR QUE de uma situação e COMO superar o problema!

VER

Nossa orientação em relação a composição de grupos de estudo, é que ele tenha entre cinco e oito integrantes. Ao iniciar o momento de VER, um coordenador junto com o grupo define o tema ou problema a ser analisado. Esta é a oportunidade das pessoas apresentarem os fatos, a sua experiência ou sua história em relação ao tema escolhido, e

com o grupo, identificar as semelhanças, as diferenças e as contradições das experiências. No momento de VER a realidade, alertamos que pode existir uma certa confusão no tocante à distinção entre fatos, causas e consequências.

JULGAR

No uso da metodologia, julgar significa analisar e estudar um tema ou história específica para descobrir a causa ou as causas, e as propostas de solução, sem o sentido de condenar ou simplesmente encontrar um culpado. Julgar significa entender o PORQUÊ dos fatos. Para auxiliar nesta compreensão, é preciso ter referências, normalmente definições, princípios, diretrizes, normas, leis ou convenções. Portanto, pode - se usar como referências para julgar as passagens e ensinamentos da Bíblia, as descobertas da Ciência, a Constituição ou leis específicas e códigos. Estas referências tem a função de apresentar pistas para entender determinada situação e contribuir para encontrar a saída para o problema que está sendo estudado.

AGIR

As propostas consideradas durante o discernimento do problema precisam ser colocadas em prática. O AGIR tem o objetivo dizer COMO, de que maneira a prática vai acontecer. É um momento de definir prazos, recursos e estratégias. Em outras palavras, significa ter um plano de ação, com no mínimo os seguintes elementos: como, quem, responsáveis, prazo.

AVALIAR E CELEBRAR

Uma parte do método, muitas vezes esquecida, mas sem a qual ele pode falhar, é a avaliação. Por meio dela o grupo melhora o desempenho dos seus passos e aprimora a

sua ação.

Na avaliação é possível perceber como a ação faz surgir novos fatos, interfere na realidade, provoca acontecimentos. O momento de CELEBRAR é reconhecer as conquistas. Agradecer a Deus e fortalecer a mística da caminhada. Portanto, podemos dizer que o método VER – JULGAR – AGIR – AVALIAR E

CELEBRAR, é um processo contínuo e inter relacionado, que pode ser representado graficamente do seguinte modo:

Fichas

 No e-articulador, quando a pessoa realiza as avaliações das etapas e sincronizar os dados,  fica gravado  no sistema de informação (nsi.pastoraldacrianca.org.br) no ‘’consulta a pessoa’’, então não há necessidade de preencher ficha de inscrição.

O CAPACITADOR ao fim dos 2 encontros (virtual/presencial), enviará pelo WhatsApp 41 98863-0411, a confirmação de quantos pessoas terminaram a capacitação.

Carta de Apresentação do Articulador

Com esta carta o articulador pode levar a unidade de saúde, conselho de saúde e outras locais para sua apresentação formal.

Paz e Bem!

Com satisfação comunicamos que os voluntários da Pastoral da Criança que atuam como articuladores junto ao Conselho Municipal de Saúde tem a função de ser ponte entre a comunidade e o Conselho de Saúde. O articulador atua em defesa da saúde. Destacamos o acompanhamento da baixa qualidade do serviço de saúde (dificuldades na oferta de exames, não realização da medida da curva uterina, falta de vacinas, medicamentos e suplementos de ferro e ácido fólico, entre outros problemas) e ações para resolver e prevenir estas situações.

Um das missões e prevenir a mortalidade infantil. O articulador  estuda a morte infantil que acontece no município e enviar mensalmente informações para a coordenação nacional da Pastoral da Criança. O articulador estuda a história da morte de uma criança menor de um ano com o objetivo de prevenir que aconteçam outras mortes por razões semelhantes.

Os casos que merecem investigação são de responsabilidade do gestor de saúde, comitê de morte materna e infantil, conselhos de profissionais ou mesmo do poder judiciário.

O articulador está vinculado à coordenação da Pastoral da Criança de um paróquia do município. Alguns municípios maiores, que possuem mais de um ramo, podem ter mais de um articulador. Nestes casos, os articuladores se organizam na coleta das informações, de modo que as fontes sobre morte de crianças – serviços de saúde, secretaria de saúde, cartórios, não precisem repetir a mesma informação mais de uma vez para os Articuladores da Pastoral da Criança. 

Os indicadores da Pastoral da Criança contribuem com a elaboração de ações concretas de prevenção, realizadas com a ajuda da comunidade, família, serviços de saúde e do conselho de saúde. Alertamos que os nomes das crianças não são divulgados pelo Sistema de Informação da Pastoral da Criança.

A exemplo do que acontece em centenas de cidades, contamos com a colaboração dos serviços de saúde deste município na oferta de informações sobre a morte de crianças menores de um ano. Juntos podemos salvar vidas.

Atenciosamente

Coordenação da Diocese Pastoral da Criança.


Esta carta esta disponível em PDF na wiki - https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Articulador_de_Sa%C3%BAde


Preenchimento da FAC

Enquanto não temos a FAC digital precisamos preencher a de papel.


Você está aqui: