Nesta idade o bebê ainda deve estar mamando no peito da mãe, mas caso esteja tomando mamadeira, deve-se evitar acrescentar açúcar, achocolatado, melado de cana, rapadura ou qualquer produto que seja doce. Além de levar a obesidade, estes alimentos podem provocar cárie nas crianças.
Mesmo a criança que toma mamadeira só de leite, principalmente à noite, desenvolve um tipo de cárie chamada cárie de mamadeira. Durante o sono, com a diminuição da quantidade de saliva, os restos de leite que grudam nos dentes fermentam e vão destruindo o esmalte dos dentes da criança.
Talheres, xícaras e copos devem ser de uso exclusivo da criança, pois a cárie pode ser transmitida da boca de uma pessoa para a boca de outra.
O hábito de soprar a comida para esfriar ou mastigar os alimentos antes de dar para a criança pode levar a bactéria da cárie da boca do adulto para a boca do bebê.
Sempre limpar a boca do bebê após as refeições e, à noite, antes de dormir.
A partir dos 6 meses, o bebê começa a receber outros alimentos. É importante oferecer à criança alimentos variados, para que ela possa:
- aprender a mastigar;
- desenvolver o paladar;
- receber todos os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver com saúde.
Para que a criança tenha dentes e gengivas saudáveis, ela deve comer frutas, verduras, legumes, leite, ovos e frutos do mar.
É importante que a família não dê à criança alimentos açucarados como balas, bolachas, biscoitos, bolo, pirulitos, rapadura, chocolate, chiclete, achocolatado, refrigerante. Esses alimentos são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da cárie.
Com o aparecimento do primeiro dente, é preciso continuar a limpeza da boca e escovar os dentes do bebê antes de dormir. O bebê nunca deve dormir de boca suja.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia da gestação aos 6 anos
- >
- O bebê de seis a oito meses
- >
- Prevenção da cárie e das doenças da gengiva