Passos para realizar a RRA

1º passo: Acolhimento e oração

No início da reunião é importante que vocês, líderes, acolham-se carinhosamente e que façam um momento de oração para fortalecer a amizade, a união e a fé.

2º passo: Ver

Ler com atenção os indicadores que se encontram no botão “Resumo do mês”, no aplicativo. Importante ver os indicadores do mês que estão sendo avaliados e também os do mês anterior, para ver as mudanças que ocorreram. Por exemplo: se a RRA é referente ao mês de maio, é importante ver os indicadores e maio e abril. Importante anotar em quais houve aumento ou diminuição.

3º passo: Julgar e Agir

Para cada indicador, com base na diferença entre os meses estudados:

  • Identificar os pontos positivos, como por exemplo o aumento no número de crianças acompanhadas, e os pontos de atenção, como a queda no número de gestantes. Importante avaliar cada indicador.
  • A cada ponto de atenção encontrado, registrar na Folha de Registro das Ações da Comunidade para que possam ser tomadas providências para resolver o problema. Os pontos de atenção que não possam ser resolvidos na comunidade devem ser levados ao conhecimento do coordenador paroquial, pelo coordenador de comunidade. Caso não seja possível resolver localmente, pode-se solicitar ajuda da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança pelo botão Correio, na tela inicial do aplicativo, passando as informações necessárias e o que já foi tentado fazer. Importante sempre tentar solucionar localmente primeiro. A Folha de Registro fica na comunidade, para avaliação no próximo mês.

4º passo: Celebrar

Partilhar as conquistas obtidas na Pastoral da Criança na própria reunião e também planejar um momento comunitário para celebrar as conquistas(que não precisa ser mensal).

  • Caso tenha planejado esse momento, registre na Folha de Registro de Ações da Comunidade. Ela pode auxiliar a dividir as tarefas que precisam ser realizadas para celebrar as conquistas.

5º passo: Avaliar a reunião e planejar a próxima

Avaliando a reunião

Planejando a próxima reunião

Os participantes podem:

  • falar sobre o que aprenderam e o que pode ser melhorado;
  • verificar se as soluções encontradas podem ajudar outras famílias;
  • revisar as ações elaboradas e as atividades planejadas.

Quem vai fazer:

  • a acolhida;
  • a oração;
  • a preparação do local;
  • o lanche;
  • a coordenação da reunião, etc.

Nas Reuniões para Reflexão e Avaliação (RRA), os líderes encontrarão caminhos para resolver alguns problemas. Para solucionar problemas que afetam várias famílias, pode ser necessário reunir a coordenação de ramo e instituições da comunidade.


Estejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar ao amor fraterno e às boas obras. Não abandonemos as nossas assembléias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente.
Hb 10, 24-25



Você está aqui:
Você está aqui: