Compras e higienização de alimentos na pandemia

Durante este período em que o distanciamento pessoal e os cuidados de higiene são ainda mais necessários, é preciso ter muita cautela na hora das compras e higienizar corretamente os alimentos.

O Ministério da Saúde lançou uma cartilha com orientações práticas para estes momentos, mas que também são válidas para quando não houver mais a pandemia. Seguem abaixo:

Indo às compras

Procure fazer compras de alimentos em mercados com produção local, diretamente dos agricultores ou em outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.

Durante a pandemia, não abra mão da distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas, lave bem as mãos após as compras e faça uso do álcool em gel depois de manusear os produtos comprados, objetos e equipamentos. Siga a orientação quanto ao uso de máscara conforme determinação do seu município.

Quando for às compras, dê preferência aos alimentos frescos, como legumes, verduras e frutas da estação, pois é nesse período que esses alimentos estão mais nutritivos e baratos.

Certifique-se ainda de que todos os itens estejam em boas condições. Observe a aparência, cor, presença de fungos, etc. Frutas, legumes e verduras não devem ser consumidos caso tenham partes estragadas, em decomposição, mofadas ou com coloração e textura alteradas.

Já em relação aos alimentos de origem animal, o Guia prático de como manusear e utilizar os alimentos de forma adequada lista as seguintes orientações para quem for comprá-los:

  • Peixes frescos
    Devem estar sob refrigeração e apresentar escamas bem aderidas ou couro íntegro, guelras róseas e olhos brilhantes e transparentes.
  • Peixes congelados
    Devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas. Evite adquirir aqueles que apresentam acúmulo de água ou gelo na embalagem, pois podem ter sido descongelados e congelados novamente.
  • Carnes brancas e vermelhas
    Fique atento à aparência. Elas não devem ser adquiridas caso apresentem cor escurecida ou esverdeada, cheiro desagradável ou consistência alterada. Carnes frescas possuem textura firme, gordura bem aderida e cor clara. Em relação à coloração, as carnes vermelhas devem apresentar cor vermelho-brilhante. No caso de aves, as carnes devem ter cor clara.

Alimentos embalados devem estar dentro do prazo de validade. A embalagem deve estar lacrada e livre de amassados, furos ou áreas estufadas, e o conteúdo não deve apresentar alterações de cor, cheiro ou consistência.

Como limpar? Onde guardar?

Agora que você já comprou tudo o que precisava, chegou a hora de limpar e guardar. O cuidado com a higienização dos alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, é importante para a eliminação de possíveis impurezas do local onde ele foi comprado, de micróbios e parasitas que também podem estar presentes nesses alimentos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (agosto/2020) não há a necessidade de desinfetar as embalagens de alimentos, mas é preciso levar bem as mãos após manusear as embalagens e antes de comer. O coronavírus precisa de um hospedeiro animal ou humano vivo para se multiplicar e sobreviver e não pode se multiplicar na superfície das embalagens de alimentos.

Passo a passo para higienizar frutas, legumes e verduras:

  1. Retirar as partes que não servem para o consumo, se necessário;
  2. Lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente;
  3. Colocar a solução clorada na água (conforme diluição ensinada abaixo) e deixar as frutas, legumes e verduras de molho por 15 minutos;
  4. Enxaguar em água potável;
  5. Secar os alimentos naturalmente ou com utensílios específicos antes de guardar. As folhas, depois de secas, devem ser guardadas em recipiente fechado para aumentar sua durabilidade.

Dica: Se preferir, alguns alimentos já podem ser guardados descascados e picados, de acordo com o uso. Isso facilita na hora de cozinhar.

Instruções de preparo da solução clorada:

Água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%: 
Modo de preparo: 2 colheres de sopa para cada litro de água.

Água sanitária (sem alvejante e perfume) com 2,5% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 2,5%: 
Modo de preparo: 1 colheres de sopa para cada litro de água.

Consulte as orientações do fabricante.

A maioria dos alimentos de origem vegetal, como os já citados, estragam com maior facilidade e, por isso, devem ser mantidos em local refrigerado. A orientação vale também para carnes, queijos, ovos, manteiga e preparações culinárias guardadas para a próxima refeição.

Já os alimentos não perecíveis, como arroz, milho, feijão, farinhas em geral, óleos, açúcar, sal, leite em pó e alguns tipos de frutas, verduras e legumes, devem ser armazenados em local seco e arejado, em temperatura ambiente e longe de raios solares.


Fonte: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/das-prateleiras-a-mesa-guia-pratico-de-como-manusear-e-utilizar-os-alimentos-de-forma-adequada

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/food-safety-and-nutrition

Você está aqui: