Laços de Amor é um conjunto de cartelas feitas para a gestante. Seu objetivo é melhorar o envolvimento da gestante e da família com a gravidez, mostrar as necessidades da gestante, do seu bebê e incentivar que ela faça o acompanhamento pré-natal.
Essas cartelas são numeradas e devem ser compartilhadas e lidas com as gestantes todos os meses, nas visitas domiciliares, conforme orientações abaixo:
O ideal é acompanhar a gestante desde o primeiro mês de gestação. Nesse mês devem ser compartilhadas as cartelas 1A e 1B para ler e conversar com a gestante e, sempre que possível, com o pai do bebê.
Caso o acompanhamento da gestante comece depois do primeiro mês de gestação, há necessidade de usar mais de duas cartelas na visita.
Se a primeira visita acontecer no:
- 2º mês: use as cartelas 1A, 1B e 2;
- 3º mês: use as cartelas 1A, 1B, 2 e 3A e 3B;
- 4º mês: leia e converse primeiro sobre as cartelas 1A e 4 e, em seguida, sobre as cartelas 2 e 3A e 3B;
- 5º mês: na primeira visita, leia e converse sobre as cartelas 1A, 4, 2, 3A e 3B; na segunda visita, cartelas 5 e 6;
- 6º mês: faça na mesma ordem sugerida para o 5o mês. Na terceira visita, use as cartelas 7A e 8;
- 7º mês: leia e converse primeiro sobre as cartelas 1A e 7A e 7B e, em seguida, sobre as cartelas 3A, 3B e 5. Na 2a visita leia as cartelas 6 e 8;
- 8º mês: na primeira visita, use as cartelas 1A, 7A, 7B, 3A, 3B e 5; na segunda visita, as cartelas 8 e 9;
- 9º mês: leia e converse sobre as cartelas 1A, 7A, 7B, 8 e 9 na primeira visita.
Importante: a partir do 4o mês de gestação, nem todas as cartelas serão usadas durante a visita. Mesmo assim, estas cartelas devem ser compartilhadas para que a gestante possa ler mais tarde e guardar como lembrança.
Quando o bebê nascer, use as cartelas 10A, 10B e 11. Na visita seguinte, ainda no primeiro mês de vida, use as cartelas 12 e 13. Continue visitando mensalmente e quando o bebê completar três meses, compartilhe a cartela 14. Quando ele completar cinco meses, compartilhe a cartela 15A e 15B.
As cartelas Laços de Amor são uma grande ajuda pois contém orientações práticas sobre como a gestante pode se cuidar melhor e criar uma ligação mais forte com o bebê que está para nascer. Você pode encontrá-las no conteúdo complementar desta etapa.
Se a gestante se mudar para outra comunidade, compartilhe todas as cartelas do Laços de Amor, para que ela possa continuar lendo e se cuidando e tenha uma lembrança sua e da Pastoral da Criança.
Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro:
A paz esteja nesta casa!
Lc 10, 5
- e-Capacitação
- >
- e-Guia da gestação aos 6 anos
- >
- A gestação
- >
- Laços de Amor
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder reduzido (Pastoral Internacional)
- >
- 3ª Etapa - A gestação
- >
- Laços de Amor