Brincadeiras com corda

 

  • Fazendo cordas

1. De câmara velha de pneu.

Como fazer: cortar círculos da câmara de aproximadamente 2 a 3 cm de largura. Emendar entrelaçando um círculo no outro até ficar no tamanho necessário.

2. De jornal

Como fazer: com a folha inteira do jornal ir dobrando até ficar um canudo, depois torcer o canudo, fazer outro canudo e quando este canudo estiver quase todo dobrado colocar o primeiro canudo numa das pontas e terminar de dobrar e torcer. No lugar do encontro dos canudos de jornal reforçar grampeando e colocando fita crepe. Fazer o mesmo com as outras folhas de jornal até a corda ficar do tamanho necessário.

Observação: nas comunidades encontramos também cordas feitas com cipó, palha trançada, pedaços de tecidos torcidos e amarrados.

  • Andando no caminho

Material: cordas de jornal ou sisal para fazerem um caminho

Como brincar: arrumar a metade das cordas de um lado e as outras do outro para ficarem paralelas, formando um caminho. Começar com uma distância de meio metro entre elas. Convidar as crianças a andarem pelo caminho para chegar na praia, no rio, no lago, de acordo com o que têm próximo do lugar onde vivem. Combinar que, quando chegarem na água, podem nadar se quiserem. A cada vez que todas as crianças passam pelo caminho, vai sendo diminuída a largura até ficar tão estreita que só dê para andar colocando um pé na frente do outro. Quem não conseguir, fica ao lado olhando os outros tentarem. A brincadeira termina quando o caminho ficar bem estreito, que não caibam mais os pés das crianças.

  • Atravessar o rio

Material: duas cordas de sisal ou confeccionadas com outros materiais, medindo aproximadamente 3 metros cada uma.

Como brincar: colocar as cordas paralelas no chão, quase juntas. Contar uma mini-história de uma criança que quer atravessar o rio,mas como ele é fundo, ela tem que pular por cima. Convidar as crianças para atravessar o rio. Aos poucos ir afastando a corda para aumentar a largura do rio.

  • Lá vem o rato

Material: uma corda e alguma coisa para amarrar numa das pontas da corda (pode ser um saquinho de areia, uma garrafa de plástico) que será o rato.

Como brincar: o brincador pega a ponta da corda onde não está amarrado nada e vai rodando devagar. As crianças ficam à sua volta e tentam ir pulando por cima da corda sem pisar no rato.

  • Passar pela cerca

Como brincar: duas pessoas seguram em cada ponta da corda, numa certa altura. Convidam as crianças, organizadas numa fila, a passarem por baixo da corda. À medida que todas passam, vão diminuindo a altura da corda até um ponto em que algumas crianças ainda consigam passar.

  • Pular obstáculo

Como brincar: duas pessoas seguram em cada ponta da corda a uma certa altura. Convidam as crianças, organizadas numa fila, a saltarem a corda. À medida que todas saltam, vão aumentando a altura da corda até um ponto em que algumas crianças ainda consigam pular.

Você está aqui: